Pular para o conteúdo
Brasil

Saiba como visitar 1º filhote de urso-polar nascido na América Latina

Nur nasceu em novembro e pode ser vista no Aquário de São Paulo
Agência Brasil -
(Foto: Aquário de São Paulo)

O Aquário de apresentou ao público o primeiro filhote de urso-polar nascido na . Nur (luz em árabe) é filha dos ursos-polares Aurora e Peregrino, que chegaram ao país há dez anos, vindos do Zoológico de Kazan, na .

A iniciativa de enviar o casal para o Brasil foi uma ação internacional para garantir a preservação da espécie. Nur nasceu em 17 de novembro de 2024 e simboliza a luta contra o aquecimento global.

De acordo com o Aquário, apenas seis ursos nasceram em zoológicos no ano passado. Assim, além de comemorar a chega de Nur, a equipe do Aquário reforçou o monitoramento antes e depois de seu nascimento, porque o primeiro ano de vida de um urso-polar representa um período crítico para a sobrevivência em razão da sua fragilidade. A transição da toca para o recinto fora do ninho foi baseada nos sinais que a filhote demonstrou.

“O futuro não é a gente que decide [porque] ela começa a mostrar para a gente os sinais de que está pronta para sair da toca e explorar o seu recinto”, disse a veterinária-chefe do Aquário, Laura Reisfeld.

O nascimento de Nur, além de ser um marco histórico, é muito importante para a preservação da espécie que está ameaçada de extinção.

Mudanças no comportamento

Segundo o Aquário, a suspeita da gravidez de Aurora surgiu da observação da equipe às mudanças em seu comportamento.

A confirmação por exames tradicionais, como ultrassom, não é possível por conta da densa camada de gordura do animal, mas foi possível perceber que ela começou a passar mais tempo em sua jaula, demonstrando maior necessidade de descanso e reduzindo sua interação com Peregrino, o que é normal porque o macho, quando está por perto, é um fator de estresse.

“Desde que os ursos chegaram houve um grande preparo. Quando um animal – mantido sob cuidados humanos – reproduz, o que faz parte do seu comportamento natural, é um presente para nós. Proporcionando um alto nível de bem-estar, conseguimos garantir que esses animais sejam saudáveis e, consequentemente, se reproduzam”, disse Laura.

O Aquário de São Paulo fica na Rua Huet Bacelar, 407, no Ipiranga, aberto à visitação todos os dias, das 9h às 17h. Os preços dos ingressos podem ser consultados no site oficial www.aquariodesp.com.br .

Leões

No Zoo São Paulo é possível conhecer ainda os quatro filhotes de leão que acabam de chegar à área de visitação. Também nascidas em novembro, as quatro leoazinhas são filhas da fêmea Erindi e do macho Django. As bebês têm três meses e pesam cerca de 25 quilos.

Seus nomes foram escolhidos em alusão ao filme O Rei Leão: Nala, Kiara e Sarabi e uma delas, a Sampa, em à capital paulista. Django nasceu no Zoológico de Copenhagen, na Dinamarca, e chegou ao Zoológico de São Paulo com um ano e quatro meses, em 2016. Erindi veio do Gaia Zoo, na Holanda, também em 2016.

Segundo o Zoo São Paulo, o Zoológico abriga outros felinos em diferentes ambientes. Ao todo são 18 leões: Amira, que nasceu no Zoo SP em 2018, é mãe de dois filhotes com Django e filha de Iduma e Erindi, ambos cuidados no Zoológico de SP; Aisha, filha de Iduma e Erindi, nasceu junto com Amira em 2018, e é mãe de quatro leões. Nairóbi, Luanda e Malawi são as irmãs mais novas de Aisha e Amira. Já Kalahari, Aluá, Scar e Djambala são irmãos e filhos de Aisha e Django. E Maia e Mali são filhas de Amira e Django.

Durante o carnaval, o Zoo São Paulo também estará com a promoção Folia em Dobro, onde o visitante compra um ingresso e ganha outro. O zoo fica na Avenida Miguel Estefno, 4241, Água Funda. Para mais informações basta acessar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Obra do Novo PAC, nova Emei em Campo Grande será no Riviera Park

árvore

Moradores enfrentam medo diário de queda de figueira condenada por incêndios na Vila Ipiranga

camara

Câmara realiza audiência pública para debater valorização dos servidores da educação

Reprovou na prova prática? Detran libera consulta das faltas por aplicativo em MS

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Tá certo? Mateus Solano dá tapa e derruba celular de fã no teatro: ‘Agredida’

Últimas Notícias

Política

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Natural de Corumbá, o petista participou ativamente da consolidação do partido no Estado

Transparência

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Obras, que não tem data para começar, devem levar um ano, ao custo de R$ 11,9 milhões

Brasil

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Família da jovem alega divulgação indevida da gravação

Cotidiano

Campo Grande abre seleção para entidades parceiras em programas de habitação social

O edital de chamamento é destinado a OSCIPs interessadas em executar ações do Programa Sonho Seguro