Pular para o conteúdo
Brasil

CE: cinco alunos são baleados em escola de Sobral; dois morreram

Adolescentes eram alunos do colégio e estavam no estacionamento quando foram atingidos pelos disparos
Evelyn Mendes, Agência Estado -
Escola em que tiroteio resultou na morte de dois alunos. (Foto: X)

Um na Escola Estadual Professor Luis Felipe resultou na morte de dois adolescentes. As vítimas eram alunos do colégio e estavam no estacionamento quando os disparos foram feitos. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no bairro Campos Velhos, em Sobral, no Ceará.

Segundo informações de portais de notícia local, os disparos teriam sido feitos por homens que passaram em frente à escola, em uma motocicleta. Mais três estudantes foram atingidos pelos disparos e encaminhados para o . Até o momento, não foi informado sobre o estado de saúde dos adolescentes.

O crime ocorreu na hora do intervalo, quando dois indivíduos passaram atirando da calçada, pela grade da escola. Os mortos tinham 16 e 17 anos e foram atingidos no estacionamento do colégio.

Foram encontradas droga e uma balança de precisão com um dos alunos assassinados dentro da escola. Há informações também de que o estudante baleado estaria vendendo entorpecentes dentro da escola.

O ataque foi motivado por disputa ao tráfico de drogas, e não um atentado de extremistas, como em Realengo (Rio, 2011), Suzano (SP, 2019) e Blumenau (SC, 2024).

O governo afirma ter reforçado o efetivo policial na região para capturar os suspeitos.

A Escola Luiz Felipe, no bairro Campos Velhos, tem 1150 alunos de ensino médio. Seu Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é de 4,6, o mesmo registrado na média do estado. O Ceará tem o 3º maior Ideb do país; o índice é o mais importante indicador da qualidade da educação.

O governador do Ceará, Elmano Freitas (PT), acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem aos Estados Unidos para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

“Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias”, escreveu Elmano nas redes sociais.

Também estava na comitiva o ministro da Educação, Camilo Santana, que é do Ceará. Nesta manhã, Santana publicou que estava voltando ao Brasil. O Estadão tentou contato com o ministro, mas ainda não obteve resposta.

Sobral está entre as cidades mais violentas do país

Segundo a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Sobral é a 12ª entre as cidades mais violentas do Brasil, com taxa de 59,9 homicídios por 100 mil habitantes.

O município aparece ao lado de outros quatro cearenses entre os 20 mais violentos do país: Maranguape (1º), Caucaia (8º), Maracanaú (9º) e Itapipoca (11º), esses quatro na Grande Fortaleza.

Dados do Atlas da Violência 2024, estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Fórum de Segurança Pública, apontam a presença de quatro facções criminosas no Estado: PCC (Primeiro Comando da Capital), CV (Comando Vermelho), GDE (Guardiões do Estado) e Massa Carcerária.

Sobral vê o predomínio de criminosos do CV, com forte oposição de integrantes do GDE. O Ceará é um dos estados onde há também elevadas taxas de violência no interior.

Nos últimos anos, Sobral se tornou um modelo de educação no país e até no exterior, por seu desempenho em avaliações. Os resultados mais expressivos foram em alfabetização das crianças, que colocaram a cidade no topo do ranking do Brasil. Sobral tem atualmente no ensino fundamental um Ideb de 9,6, que está entre os mais altos do país.

População pode enviar denúncias

A população pode repassar informações que auxiliem nas investigações para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas ainda para o número (88) 3677-4291, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantidos.

*Com colaboração de Paula Ferreira e Gonçalo Junior.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued