Vinte moradores do mesmo prédio localizado na Paraíba foram diagnosticados com câncer de diferentes tipos. O caso atípico para a área da saúde resultou em uma investigação do MPPB (Ministério Publico da Paraíba), aberta em 2020, que segue sendo analisada.
Os diagnósticos foram registrados em apenas dois anos e a hipótese apurada pelo MPPB é que possa ter origem na antena de telefonia instalada no topo do edifício. A associação feita pelo órgão, das antenas com os diagnósticos, foi sustentada por uma tese de doutorado de 2010, defendida na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A hipótese, no entanto, é contrariada por especialistas em telecomunicações e saúde pública.
Com a abertura da investigação, foram solicitados documentos, vistorias e esclarecimentos das operadoras de telefonia que utilizavam o prédio para funcionar.
O prédio conta com mais de dez pavimentos e 117 apartamentos. De acordo com o síndico, na época, 114 famílias viviam no edifício.
Segundo a defesa do condomínio, a operação das Estações Rádio Base seguiam todos os padrões da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
*Informações de agência de notícia
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)