Pular para o conteúdo
Brasil

Flávio acusa sindicatos de custearem campanha de Lula e pede ao TSE para cassar chapa

Vídeo com a manifestação circula nas redes sociais desde o último dia 8
Agência Estado -
Flávio: Falta braço da PF para investigar Lulinha; imagina se fosse filho de Bolsonaro?
Flávio Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PL. (Foto: Reprodução, YouTube)

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência, apresentou nesta quarta-feira, 14, pedido de investigação contra suposto financiamento de sindicatos à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva. A ação foi proposta pela campanha do parlamentar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pede a cassação da chapa do petista por abuso econômico

No pedido, os advogados pedem que entidades e seus dirigentes “se abstenham de utilizar sedes, empregados, veículos, recursos financeiros, sítios, perfis institucionais, jornais, canais de mensageria e cadastros de filiados das entidades para a realização ou divulgação de propaganda” para favorecer Lula.

“As ordens se dirigem à estrutura das entidades, que a lei proíbe de participar da campanha, e são limitadas no tempo, até o fim do segundo turno”, diz o documento.

No documento de 111 páginas entregue à Corte, a equipe de Flávio cita, entre outros indícios, a declaração der Luiz Allan Kunzle, diretor administrativo da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), durante ato em apoio ao presidente.

“Pelo sindicato nacional, estamos pondo dinheiro em nos comitês em todos os Estados do Brasil, ou seja, as universidades vão ter recurso, os comitês locais, pela candidatura do Lula, estão tendo recurso do sindicato nacional”, disse na ocasião. Os advogados do senador citam que a lei proíbe candidatos de receber doação direta ou indireta de entidades sindicais.

O vídeo com a manifestação circula nas redes sociais desde o último dia 8, quando foi publicado pelo deputado federal eleito Guilherme Kilter (Novo-PR).

A campanha de Flávio pede que sejam investigadas, no total, oito centrais sindicais e organizações sociais ligadas à esquerda, como o Movimento Sem Terra (MST) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). Na petição, cita orientação divulgada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) sobre como apoiadores de Lula devem se comportar para tentar converter votos favoráveis ao presidente.

Segundo a acusação, essas entidades financiam a campanha do petista e atuam como comitês eleitorais ao mobilizarem, além de recursos financeiros, funcionários, estruturas físicas e canais de comunicação para favorecer Lula.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Atlético-MG tem dois gols anulados, vence City Torque e encaminha vaga à final da Sul-Americana

Atlético-MG tem dois gols anulados, vence City Torque e encaminha vaga à final da Sul-Americana

Empate com Argentina conclui período de testes na seleção feminina

Empate com Argentina conclui período de testes na seleção feminina

Suspeito de espancar homem até a morte é preso em Dourados

Suspeito de espancar homem até a morte é preso em Dourados

Com prova em Campo Grande, Câmara dos Deputados anuncia concurso com salário de R$ 32 mil

Por 461 a 4, Câmara aprova PLP que amplia teto do MEI e perdoa dívidas do setor

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Fiems explicar ação contra Longen por barrar proposta mais barata em licitação

Licitação de usina solar na Fiems: suspeita de favorecimento pediu recuperação judicial 

VÍDEO: passageira de voo vive momentos de terror em arremetida e turbulência durante temporal em Campo Grande

VÍDEO: passageira de voo vive momentos de terror em arremetida e turbulência durante temporal em Campo Grande

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 46% e Lula fica com 44% no 2º turno

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 46% e Lula fica com 44% no 2º turno

Chuva retorna na noite desta quarta com esperado de mais precipitação amanhã

Chuva retorna na noite desta quarta com esperado de mais precipitação amanhã

Últimas Notícias

Polícia

Homem é morto a tiros e outro fica em estado grave em Corumbá

Ainda não há informações das circunstâncias e autoria do crime

Brasil

Senado aprova fim da 6×1 em 1º turno por 75 a 1

O texto aprovado pelos senadores não altera o que foi aprovado pela Câmara

Cotidiano

VÍDEO: passageira de voo vive momentos de terror em arremetida e turbulência durante temporal em Campo Grande

Durante a forte chuva no início da noite desta quarta em Campo Grande

Política

Em MS, Riedel mobiliza prefeitos em ato de apoio a Flávio Bolsonaro

Reunião contou com lideranças de diversos dos 79 municípios de MS