ONS: Consumo de energia cai até 21% na partida do Brasil e geração renovável tem corte de 20 GW Pular para o conteúdo
Brasil

ONS: Consumo de energia cai até 21% na partida do Brasil e geração renovável tem corte de 20 GW

ONS adotou, desde o início do mundial, uma operação especial para as partidas da seleção
Agência Estado -
(Reprodução)

A significativa redução do consumo de energia elétrica durante o jogo do Brasil contra o Japão, na tarde desta segunda-feira, 29, combinada com a elevada geração solar distribuída no horário da partida, iniciada às 14h, levou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a restringir cerca de 20 gigawatts (MW) de geração de energia renovável. Esse montante corresponde à capacidade instalada combinada das usinas de Belo Monte e de Tucuruí.

“O objetivo da redução é prevenir riscos à estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) e evitar a perda de controlabilidade do sistema, preservando a segurança e a continuidade do fornecimento de energia à sociedade”, disse o Operador, em nota.

O ONS adotou, desde o início do mundial, uma operação especial para as partidas da seleção brasileira, com medidas de planejamento, previsão de carga, programação da operação e tempo real para garantir que as rampas de carga durante os jogos sejam acompanhadas adequadamente pelas variações de geração e uso dos recursos de controle de tensão.

A mobilização de grande parte da população para assistir a equipe brasileira altera o comportamento da carga do SIN. O consumo de eletricidade começa a diminuir cerca de uma hora antes da partida, se acentua durante o jogo, tem um repique no intervalo e volta a cair no segundo tempo. Após o apito final, quando as pessoas retomam as suas atividades, a carga tem forte elevação, voltando ao padrão habitual.

Na partida desta segunda-feira, a carga de energia no SIN chegou ao valor mínimo de 66.515 megawatts (MW) às 14h47, montante 17,4% menor que o verificado na data de referência estabelecida pelo ONS (9 de junho), no mesmo horário. Perto do fim do segundo tempo, quando a partida esquentou, com os dois times tentando fugir da prorrogação e buscando o gol da vitória, o consumo de eletricidade caiu ainda mais em relação à referência, chegando a uma diferença máxima de 21,0%.

Após o apito final, o movimento foi inverso e houve uma elevação da carga de 12.784 MW em 60 minutos, o equivalente à soma das cargas médias de Paraná e Minas Gerais, exigindo manobra contrária, de acionamento de usinas, pelo Operador.

Havia uma certa preocupação entre agentes do setor elétrico com a operação especial desta segunda-feira, uma vez que foi realizada num horário de significativa geração solar, quando diariamente o ONS já determina restrição de geração renovável para evitar excesso de oferta no sistema. No entanto, conforme reportou a Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o Operador considerava que haveria requisitos de potência suficientes para operação segura.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista bate em Volvo estacionado e condutor é preso por embriaguez em Campo Grande

VÍDEO: carregando bandeira do Brasil, homem furta churrasco no Santa Luzia durante jogo

Paraguai manda Alemanha de volta para casa nos pênaltis e poderá encarar a França

Peru: Keiko Fujimori soma 50,135% dos votos com 100% de urnas apuradas

Notícias mais lidas agora

Sob forte comoção, família se despede de menino que morreu durante incêndio em Terenos

Brasil busca virada nos acréscimos, vence Japão e avança às oitavas da Copa

Grazielle Machado morreu por choque anafilático, segundo laudo

Dólar tem leve alta e atinge R$ 5,17 em pregão de liquidez reduzida

Últimas Notícias

Esportes

Após eliminar Alemanha, paraguaios fazem festa na fronteira e presidente decreta feriado

Após a seleção paraguaia fazer história ao eliminar a Alemanha na Copa do Mundo nos pênaltis, depois do empate em 1 a 1 no tempo normal, os paraguaios fizeram festa em todo país e na região da fronteira. O presidente do país vizinho chegou a decretar feriado. Ruas de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha à … Continued

Trânsito

Motorista aparentemente embriagada causa acidente no Estrela do Sul

Um condutor sofreu ferimento na cabeça com a batida

Cotidiano

Telefone 192 do Samu está inoperante em Campo Grande

Já o 193 do Corpo de Bombeiros opera normalmente

Cotidiano

Lua de Morango ilumina o céu de Campo Grande, nesta segunda

A Lua Cheia de junho é conhecida como Lua de Morango