Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Surge uma nova Angola

Quando João Lourenço assumiu a Presidência de Angola, sucedendo o histórico presidente José Eduardo dos Santos, de quase 40 anos no poder, muitos pensavam que a corrupção que minava o país iria diminuir, mas permaneceu, dado o envolvimento de políticos e militares na exploração das empresas estatais, em especial do petróleo. Ocorre que João Lourenço […]
Arquivo -
Surge uma nova Angola
Aristóteles Drummond

Quando João Lourenço assumiu a Presidência de Angola, sucedendo o histórico presidente José Eduardo dos Santos, de quase 40 anos no poder, muitos pensavam que a que minava o país iria diminuir, mas permaneceu, dado o envolvimento de políticos e militares na exploração das empresas estatais, em especial do petróleo.

Ocorre que João Lourenço vem surpreendendo pela ação e pela habilidade. Lá, não tem Lava-Jato, mas o Estado vai tomando as centenas de milhões de dólares acumulados ao longo dos anos pelos poderosos do regime comunista e seus filhos. O caso mais conhecido é o de Isabel dos Santos, considerada a mulher mais rica da África e na lista dos dez mais de Portugal. Tem tido participações confiscadas e algum dinheiro devolvido em ações judiciais. Hoje, ela vive em Dubai e parece que perdeu toda e qualquer influência em Luanda, aonde não pode ir sob risco de prisão. Já o neto do fundador do MPLA, Agostinho Neto, movimento comunista que assumiu o poder quando da retirada de Portugal, já teve mais de um bilhão de dólares confiscados, a maior parte na . O projeto de João Lourenço é ir recuperando o que foi desviado para resolver os graves problemas internos. Luanda é das cidades mais caras do mundo, a crise social é grande, as manifestações começam a acontecer na capital e nas principais cidades do interior. É preciso gerar empregos.

Agora, João Lourenço começa a vender as estatais, que são quase 200, que, sem dívidas, são atrativas para o capital externo. As primeiras ainda este ano serão do ramo têxtil. Mas o leque é grande. O advogado português Jorge Santiago Neves, especialista em economia africana em geral, considera que o governo angolano já conquistou credibilidade suficiente para despertar interesse em empresas e fundos internacionais. O país vive um esforço para sair da dependência quase que exclusiva do petróleo. Na mira do governo, para o próximo ano, é o agronegócio, destruído após a independência – embora Angola possua as melhores terras da África para café, fruticultura e cana. Uma usina de álcool é a primeira do setor agrícola a ser vendida.

A orientação de reaver ativos e não processar os corruptos é uma política para manter no país, com o que conseguiram esconder, elementos que poderiam criar problemas internos. Desta maneira, estão sob controle. João Lourenço está mais preocupado em fazer um governo com desenvolvimento e melhor distribuição de riqueza do que uma às bruxas, que pode perturbar a ordem pública, fundamental para a atração de capitais externos.

Curioso é que nos editais de privatização cabe um ingrediente subjetivo que permite preferência a investimento de Portugal, Brasil, Canadá e Alemanha, países com afinidades comerciais históricas.

 

Enfim, este pode ser o caminho para uma maior integração com o novo país, cujo povo se confunde com o nosso, pela presença forte da vida de angolanos desde sempre.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

EUA: silo de grãos desaba e causa desespero entre trabalhadores

Materiais devem ser descartados de forma correta

De pilhas a computadores, caravana recolhe lixos eletrônicos em Três Lagoas

Bazar do São Julião vende todos os itens e é encerrado um dia antes do previsto

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Clube de Imprensa de Dourados faz ‘1º Costelão Beneficente’ neste sábado

Últimas Notícias

Brasil

Janja anuncia que governo enviará ajuda humanitária para Faixa de Gaza

Declaração foi feita durante participação de Janja em evento da ONU

Polícia

Jovem é atingido com golpes de faca após briga em festa

A vítima e o autor discutiram na festa e voltavam para casa no momento da briga

Polícia

Homem invade casa e ‘furta’ medida protetiva de mulher em Caarapó

Acusado foi preso portando documento judicial que obrigava distanciamento da vítima

Famosos

Sucesso ‘Olha Onde eu Tô’, de Ana Castela, será abertura de novela das 19h na globo

Artista sul-mato-grossense também terá participação especial na trama