Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

Lições de história e política de Barbara Goulart, neta de Jango

Nada mais oportuno do que o livro que a socióloga Bárbara Goulart vem de lançar, “Memórias políticas sobre João Goulart”. Na verdade, estamos podemos estar vivendo uma situação muito semelhante àquela nos 30 meses de Governo Goulart e neste correto trabalho tem lições a serem observadas. A autora, neta do ex-presidente, faz isenta narrativa da … Continued
Conteúdo de Marca -
foto: reprodução

Nada mais oportuno do que o livro que a socióloga Bárbara Goulart vem de lançar, “Memórias políticas sobre João Goulart”. Na verdade, estamos podemos estar vivendo uma situação muito semelhante àquela nos 30 meses de Governo Goulart e neste correto trabalho tem lições a serem observadas.

A autora, neta do ex-presidente, faz isenta narrativa da vida pública do avô a partir de sua presença no Ministério do Trabalho, quando deu início a uma ligação com forças de esquerda, embora ele mesmo fosse um político formado no modelo conciliador de seu mestre Getúlio Vargas. Ouviu e consultou personalidades da época.

No Parlamentarismo como na volta ao presidencialismo, teve a seu lado políticos de bom senso e equilíbrio como Tancredo Neves, San Dantas, Antônio Balbino, Auro de Moura Andrade e até o aristocrata Carvalho Pinto. Mas sempre questionado por uma aguerrida esquerda revolucionária, tendo à frente o cunhado Leonel Brizola e comunistas conhecidos.

O agravamento da crise na economia, decorrente em parte pela falta de confiança, o levou a apresentar um programa econômico razoável, da autoria do Celso Furtado, um marxista esclarecido. Mas a esquerda tanto fez que o projeto foi esquecido.

As lições de Goulart na relação com militares, imprensa e o empresariado devem ser avaliadas pelo presidente eleito. Existe um consenso de que ele é muito melhor do que sua turma ideológica revolucionaria. E vingativa como vai se verificar. tem de perceber que estes aliados são mais perigosos do que os adversários.

Na excelente biografia de Samuel Wainer, de Karla Monteiro, está lá que o grande jornalista e amigo de Jango se afastou dele dizendo que não queria assistir a sua inevitável queda. Barbara cita ainda João Pinheiro Neto, outro sensato e leal companheiro , que lembrou que Jango ” brigou demais com gente forte demais .

Lula vai ter de optar. O Brasil hoje é muito maior, as empresas maiores e os militares mais informados e conscientes do projeto  Foro de -Bolivariano. Como está registrado no livro de Bárbara os militares eram unidos no anticomunismo e continuam. Hoje também estão comprometidos com o bem-estar social, o crescimento econômico e a ordem pública.

Lula tem de saber que, empossado, vai ter de medir o que fala e o que fará. E não ceder aos que querem anular a unidade dos militares com nova onda revanchi

O livro é oportuno. Alguém deveria fazer um resumo para o Presidente eleito. 


Artigo de Aristóteles Drummond

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Trabalhador rural perde a visão enquanto cortava lenha no Pantanal do Paiaguás

Aproximadamente 120 km via fluvial da área urbana de Corumbá

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas