Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

Uma personalidade relevante, Francisco Dornelles: Política na veia

A jornalista Cecília Costa teve a oportuna ideia de publicar um livro com longo depoimento de Francisco Dornelles sobre sua extensa e rica vida pública. Esses exemplos são importantes para as novas gerações, pois o Brasil precisa recuperar a qualidade perdida em seus homens públicos nas últimas décadas. Serve ao leitor comum, que é eleitor, … Continued
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

A jornalista Cecília Costa teve a oportuna ideia de publicar um livro com longo depoimento de Francisco Dornelles sobre sua extensa e rica vida pública. Esses exemplos são importantes para as novas gerações, pois o Brasil precisa recuperar a qualidade perdida em seus homens públicos nas últimas décadas. Serve ao leitor comum, que é eleitor, para saber o quanto vale votar bem. Dornelles exerceu nove mandatos, não tendo em nenhum deles deixado de corresponder a confiança popular e das lideranças que se habituaram na política fluminense a tê-lo como um guia seguro, correto no trato, com alma, além de grande preparo. Ingratidão não consta de seu dicionário.

Dornelles nasceu com a política no sangue. Seu pai, Mozart Dornelles, oficial do Exército, sua mãe, D. Mariana, irmã de Tancredo Neves. Muito jovem, trabalhou com o tio Tancredo no governo de Minas e depois, como secretário particular do primeiro-ministro do regime Parlamentarista, ganhou experiência nacional. Mais adiante foi estudar em universidades internacionais, voltando para exercer o cargo de procurador da Fazenda, tendo ocupado os mais altos cargos da hierarquia do Ministério da Fazenda.

Deputado federal a partir de 86, foi convocado para comandar o Ministério da Fazenda, da Indústria e Comércio e do Trabalho, sempre marcando positivamente sua missão. Senador e depois vice-governador com o exercício do mandato por dois longos períodos, coroou esta carreira em que teve como ponto alto a correção no trato com companheiros de jornada, fidelidade a princípios democráticos e da ordem. Raro uma trajetória tão longa não ser maculada pela traição, egoísmo, indiferença e frieza. Esta nunca foi sua praia.

O tem se beneficiado desta imensa experiência, sabedoria e espírito público, tendo Dornelles como referência maior na presidência de honra de seu partido, o Progressista, e como interlocutor das mais altas autoridades, a começar pelo governador Cláudio Castro. Continua a nada aspirar que não a ser útil e colocar este seu capital à disposição do Brasil.

Passaram pela vida pública do Rio personalidades que chegaram aos palácios sem amigos, outros trocando enquanto puderam de amigos e alguns cercados do respeito, admiração e gratidão da sociedade. Entre estes Francisco Dornelles  , que hoje colhe o respeito e admiração das forças vivas da sociedade . 

Parabéns, Cecília Costa, que tem o bom texto no seu DNA também, e parabéns a Francisco Dornelles.

Por fim, nunca foi tão justa a frase de Balzac de que ao lado de todo grande homem tem uma grande mulher. É o caso de sua mulher, Cecília, companheira desta caminhada.

Artigo de Aristóteles Drummond

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Trabalhador rural perde a visão enquanto cortava lenha no Pantanal do Paiaguás

Aproximadamente 120 km via fluvial da área urbana de Corumbá

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas