Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Conselho de Ética da Câmara é um nicho estranho e sem padrões de ética do Parlamento

Turma aprovou a cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ) por um chute no traseiro de um integrante do MBL
Opinião -

Dever de Casa

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) só está esperando o chamado oficial do futuro chefe para assumir o Ministério das Comunicações. Há meses ele já vem fazendo o “dever de Casa” na Câmara, após ser avisado, nos bastidores, de que seria ministro caso Juscelino Filho (União-MA), então indiciado pela Polícia Federal, caísse do cargo. Líder do partido na Câmara, Fernandes esteve na com Lula na comitiva oficial, como um teste, no qual os asseclas mais próximos do Barba testaram sua desenvoltura. Fernandes também impediu que deputados do partido ocupassem vagas em comissões relevantes. Alfredo Gaspar (União-AL), por exemplo, apesar de ser membro destacado na Comissão de Relações Exteriores, não foi reconduzido como titular da CREDN este ano. Gaspar é ferrenho opositor de Lula e de sua política externa.

Ética sem padrão

O Conselho de Ética da Câmara é um nicho estranho e sem padrões de ética do Parlamento. A turma aprovou a cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ) por um chute no traseiro de um integrante do MBL, em briga na ala das Comissões. Mas o mesmo Conselho segura a cassação de Brasão, segundo a PF o mandante da morte de Marielle Franco; e perdoou Janones (Avante-MG) pela rachadinha de salários confessada por ele.

Recorde na Rouanet 

O Ministério da Cultura registrou um recorde de investimentos via Lei Rouanet nos primeiros três meses de 2025. O valor captado no trimestre ultrapassou os R$ 305 milhões – ou 71,3% a mais comparado ao mesmo período do ano anterior, quando contabilizou R$ 178 milhões. Parte da verba vai para artistas conhecidos, em especial alguns famosos em novas turnês. 

Nasr com Trump 

Nem o presidente Lula da Silva tampouco o anterior, Jair Bolsonaro. O 1º brasileiro recebido, ontem, pelo presidente americano Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, foi o piloto brasiliense Felipe Nasr, da Porsche-Penske. Ao lado de colegas, apresentou os carros que vão disputar a famosa corrida de 24 Horas de Le Mans, na França. Nasr ganhou os americanos. Venceu as 24 Horas de Daytona este ano.

Cestas na pauta

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu na quarta-feira (9), na residência oficial, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. Na pauta, mais recursos para a executar o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, que dobrou de tamanho nesta última chamada. O PAA é o principal instrumento do de combate à fome. 

HUB no Lolla

A HUB, especializada em desenvolvimento de marcas e experiências, consolida sua posição como referência em ativações estratégicas no Lollapalooza Brasil 2025. A empresa foi responsável pela concepção e implementação de sete espaços físicos e diversas ativações itinerantes para marcas como Sadia, McDonald’s e Hellmann’s, gerando mais de 15 mil impactos diretos entre marcas e consumidores.

ESPLANADEIRA

#Votorantim Cimentos reduz em 27,9% as emissões globais de CO2 entre 1990 e 2024. #Monyque Isabella Costa, voz do agro nas redes sociais, estará na AgroBrasília 2025. #OAB Santos realiza, dia 29/4, debate sobre cidadania americana e italiana. #FGV promove, dia 14/4, seminário sobre Políticas Públicas de Educação. #CNseg apresenta iniciativas do setor segurador ao ministro de Portos e Aeroportos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Últimas Notícias

Trânsito

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Advogado explica como o Código de Trânsito considera a ocorrência, a 3ª mais incidente no Estado

Trânsito

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Bloqueios ocorrem para a realização de atividades culturais

Política

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Projeto de lei é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB)

Cotidiano

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

De olho em fatia de mercado que era 'esquecida', empresas investem alto em áreas específicas para crianças nos estabelecimentos