Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1886 – Bispo deixa Campo Grande de volta a Cuiabá

Dom Carlos Luis D’Amour foi a mais alta autoridade da igreja a visitar Campo Grande
Opinião -

Dom Carlos Luis D’Amour, a mais alta autoridade da igreja a visitar o povoado de , após cinco dias na vila, retorna a , em 4 de outubro de 1886. O registro é do escriba da comitiva episcopal, cônego Benedito Severino da Luz:

À última hora, à hora da partida que foi as 7 da manhã, ainda fiz um casamento e três batizados na residência episcopal. Depois S. Exa. Rvma. dirigiu-se à igreja para fazer oração e seguir sendo muitas e muitas vezes interrompido nesse trajeto pela piedosa ansiedade popular. Foi grande a demora que teve o Prelado no templo em conseqüência do embaraço em que se via com o povo, que se atropelava para manifestar mais uma vez a S. Exa. Rvma. os seus sentimentos de amor filial e beijar-lhe a mão pela última vez na despedida. Nessa ocasião foi lida essa mensagem:

‘Exmo. e Rvmo. Sr. – Cabe-me como representante do povo campograndense dirigir a V. Exa. as minhas sinceras e cordiais felicitações por ter V. Exa. empreendido uma tão longa e penosa viagem, a fim de derramar sobre nós a vossa salutar bênção.
‘Sim, Exmo. Sr., os povos privados de recursos espirituais, como sempre acontece com este, sentem e experimentam uma satisfação enorme por poder gozar dos benéficos resultados que nos dá a nossa religião pregada tão sabiamente por V. Exa., verdadeiro ministro de Cristo nesta província.
‘Pobres como somos e imensamente distantes dos centros populares onde há instrução e recursos de toda natureza para se obsequiar a um tão ilustre Pastor como V. Exa., pedimos do íntimo da alma desculpa de nossas faltas, tanto que muito desejaríamos fazer de V. Exa., que acaba de conquistar a veneração e o respeito de um povo que fica verdadeiramente cativo e agradecido de tantas provas de bondade que soube angariar de todos nós.
Ide pois, Exmo. Sr., e ficareis certo que nós oraremos por vós todos os dias. – José Antônio Pereira’.

À saída da igreja o povo estendeu-se prostado de joelhos em duas alas e recebeu a bênção. Foi tocante, enternecedor e sublime este espetáculo de fervor e humildade das ovelhas e da paciência e mais que humana bondade do Pastor. Bem poucos puderam suster as lágrimas.

Eram 7,00 horas e três quartos quando o Exmo. Sr. bispo pôs-se em caminho, acompanhado e rodeado de um espantoso concurso de cavalheiros, que só o deixaram dali a duas léguas.

FONTE: Luis-Philippe Pereira Leite, Bispo do Império, edição do autor, sd, página 186.

UMA HISTÓRIA DA DIVISÃO! O que vc precisa saber sobre a criação do Estado, está no livro “História da Fundação de ”, do jornalista Sérgio Cruz. Das primeiras cogitações, no século XIX à sanção da lei complementar 31/77, pelo presidente Ernesto Geisel. Se é isso que vc quer saber não deixe de ler. CLIQUE AQUI e compre seu exemplar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia