Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1935 – Vespasiano é eleito senador por Mato Grosso

Mandato durou somente até 1937, com a decretação do Estado Novo
Opinião -

A Constituição Federal, recém promulgada, dispunha que os primeiros senadores da República seriam eleitos pelos deputados estaduais constituintes. Atendendo a essa disposição, a Assembleia Constituinte de Mato Grosso, em votação secreta, realizada em 9 de setembro de 1935, elege os dois representantes de Mato Grosso para o Senado:

No dia 9, sob a presidência do sr. Estevão Alves Correa, presentes 24 deputados à Assembleia Constituinte declarou aberta a sessão, convocada para hoje a fim de ter lugar a eleição para os cargos de senadores federais pelo Estado de Mato Grosso, cuja ordem do dia constou da sessão anterior. Pelo sr. presidente foi dito que ia proceder a eleição dos senadores por escrutínio secreto, de acordo com as prescrições legais, suspendendo a sessão por dez minutos a fim de que os senhores deputados preparassem as respectivas cédulas. Findo esse tempo o sr. presidente reabriu os trabalhos mandando que o sr. 1º secretário procedesse a chamada dos senhores deputados que passaram a votar a medida ia sendo lido os seus nomes. Após ter votado o último deputado, o sr. presidente convidou os deputados Benjamim Duarte Monteiro e Rosário Congro para escrutinadores anunciando à Assembleia que ia proceder à apuração da eleição. Aberta a urna que antes tinha sido examinada, foram encontradas vinte e quatro sobrecartas devidamente autenticadas pela mesa e que conferiram com o número de deputados que votaram. Abertas as sobrecartas e apurados os votos encontrou-se o seguinte resultado para senadores federais: dr. João Vilasboas, com quinze (15) votos; dr. Vespasiano Barbosa Martins com treze (13) votos; dr. com três (3) votos; dr. Leônidas Antero de Matos, com um (1) voto.

Foram eleitos João Vilasboas, para o mandato de 8 anos e o campograndense Vespasiano Martins, para o de quatro anos. Os mandatos duraram somente até 1937, com a decretação do Estado Novo, pelo presidente Getúlio Vargas.

Vespasiano foi o primeiro senador do Sul de Mato Grosso. Voltou a ocupar a vaga do Estado no Senado, em 1946, com a queda da de Vargas.

FONTE: Rubens de Mendonça, História do Poder Legislativo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, , 1967, página 174.

NOVIDADE! JÁ ESTÁ À VENDA O NOVO DO SERGIO CRUZ. A valentia dos maragatos na revolução federalista e a saga dos gaúchos na fundação de , estão no livro AS DUAS GUERRAS DE BENTO XAVIER, O MARAGATO. Você não pode perder esta grande aventura de nossa História. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued