Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1943 – Criado o território federal de Ponta Porã

Território compreendia os municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Dourados, Miranda, Nioaque e Maracaju
Opinião -
Sede do governo do território de Ponta Porã

Pelo decreto 5.812, de 13 de setembro de 1943, o presidente Getúlio Vargas faz a primeira divisão formal do Estado de Mato Grosso. Pelo decreto foram criados os territórios de Amapá, Rio Branco e Guaporé, ao Norte e de Ponta Porã e Iguassu, ao Sul. O território de Ponta Porã, com capital nessa cidade, compreendia os municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Dourados, , Nioaque e Maracaju.  

A 5 de janeiro de 1944 foi nomeado governador o coronel Ramiro Noronha, que a 28 chegou a Campanário, onde se achava em excursão o presidente da República, tomando posse do cargo a 31 do mesmo mês, em Ponta Porã.

“Publicado o decreto n° 1, de 18 de setembro, ficou assim constituída a administração do Território: a) Governador; b) Secretário; c) Consultor jurídico; d) Serviço de segurança; e) Serviço de educação e cultura; g) Serviço de saneamento e saúde; h) Serviço de organização e fomento da produção; i) Serviço de engenharia e obras; j) Serviços de finanças e contabilidade; k) Serviço de geografia e estatística; l) Imprensa oficial.

O coronel Noronha foi um administrador efeciente, mandando construir pontes, criando colônias agrícolas em Dourados, Carapã e Iporã. Criou uma escola normal e uma biblioteca pública em Ponta Porã, além de vários cursos noturnos em diferentes pontos do Território.

Concedeu também os primeiros títulos de terras aos lavradores, na área devoluta ocupada pela empresa Mate Laranjeira, em vista do despacho do Presidente da República, publicado no Diário Oficial de 1-2-44, que negava provimento à renovação do contrato de arrendamento do ervais de Mato Grosso.

O território de Ponta Porã teve mais dois governadores: major Guiomar dos Santos e José Alves de Albuquerque, que permaneceu no cargo até sua extinção, pelo artigo 18, das Disposições Transitórias, da Constituição Federal de 18 de setembro de 1946, de autoria do deputado nortista João Ponce de Arruda. A extinção incluiu o Território Federal de Iguassu.

Ponta Porã tentou ainda sua restauração através da constituição de uma entidade, a Liga Pró Restauração do Território, “sendo enviado à Capital Federal o dr. João Portela Freire, que muito trabalhou junto aos representantes da Câmara, a fim de serem atendidas as suas reivindicações, porém, nada mais foi conseguido e o caso ficou definitivamente encerrado”.

Os demais territórios foram mantidos e, posteriormente, transformados em estados.

FONTE: Pedro Ângelo da Rosa, Resenha Histórica de Mato Grosso ( com o ), Livraria Ruy Barbosa, , 1962, página 85.

NOVIDADE! JÁ ESTÁ À VENDA O NOVO LIVRO DO SERGIO CRUZ. A valentia dos maragatos na revolução federalista e a saga dos gaúchos na fundação de , estão no livro AS DUAS GUERRAS DE BENTO XAVIER, O MARAGATO. Você não pode perder esta grande aventura de nossa História. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ ganha exibição em TV aberta neste sábado

Final de semana terá queda na temperatura e risco para tempestades em MS; confira a previsão

Em choque, familiares se despedem de menino de 9 anos que morreu na Santa Casa após fraturar quadril 

Ex-diretora de licitações presa por ajudar empreiteiro contrata advogado de Claudinho Serra

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Com mais de 7 mil m², área próxima ao Rita Vieira vai a leilão no dia 23 de outubro

Últimas Notícias

Polícia

Operação contra contrabando prende 7 pessoas e apreende veículos de luxo e mercadorias

Operação 'Circuito Fechado' da Polícia Federal teve seu desfecho nesta quinta-feira (16) com ações em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem déficit de 11 milhões de toneladas em armazenagem de grãos

Segundo levantamento, situação é mais crítica em regiões de alta produtividade, como Maracaju, Ponta Porã e Rio Brilhante

Transparência

Com R$ 3,3 milhões do Novo PAC, Nioaque terá creche integral para 98 crianças

Governo Federal deverá encaminhar o valor do Programa

MidiaMAIS

Famosos da internet marcarão presença na Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Com seus conteúdos, os influenciadores representam um público diverso na Capital