O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que está em Campo Grande, garantiu que vai conversar com os manifestantes indígenas e sem-terra acampados na região do Jockey Clube da cidade. A incerteza sobre o encontro surgiu depois que o helicóptero sobrevoou a área e foi embora.
Para os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e Cabo Almi (PT), o fato de o ministro não ter descido no acampamento frustrou o partido e os manifestantes.
“Não é certo ele vir aqui, em uma situação de conflito, e não descer para falar com envolvidos. Não é certo”, avaliou Cabo Almi.
Os parlamentares organizaram estratégias para encontrar o ministro e tentar convencê-lo a se encontrar com os manifestantes. Pedro Kemp iria para a Base Aérea e Cabo Almi para a governadoria. Mas não foi necessário, já que um agente da Polícia Federal recebeu uma ligação afirmando que José Eduardo voltaria ao acampamento.
Segundo o Cabo Almi, a conversa entre o ministro e os manifestantes foi confirmada pelo secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.