Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mediação no TJ falha e greve da ACP continua por tempo indeterminado

Julgamento pode ocorrer em até 15 dias
Arquivo -

Julgamento pode ocorrer em até 15 dias

A audiência de mediação entre a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) e a Prefeitura de , mediada pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul) acabou sem resultados. As partes não entraram em acordo e a decisão final será definida em julgamento.

A discussão durou pouco mais de duas horas na sede do TJMS, com auxílio de dois intermediadores escolhidos pelo desembargador Romero Osme Dias Lopes, relator do processo. Participaram o presidente da ACP, Geraldo Gonçalves, o advogado do sindicato, Ronaldo Franco, o secretário de Educação, Marcelo salomão, o secretário-adjunto da Sepanflic ( Secretaria de Planejamento, Finanças e Controle) Ivan Jorge, além do procurador-geral do Município, Fábio Castro Leandro.

No início desta tarde, o desembargador Romero destacou que esta seria apenas a primeira audiência no qual as partes decidiram aceitar a mediação, feita pela Justiça e que ambos estavam dispostos a discutir. Porém cerca de uma hora depois da declaração do desembargador, a audiência teve fim sem conseguir um resultado positivo, encaminhando por fim, a decisão do Órgão especial.

O relator irá remeter os autos para a Procuradoria do Ministério Público, para que emita um parecer quanto ao mérito da greve, e consequentemente o voto desembargador irá para o colegiado.

Ronaldo Franco ainda lembra que serão votados dois processos em uma ação só, um no qual a Prefeitura defende como irregular a paralisação dos professores e outro dos professores pedindo o cumprimento da Lei de reajuste do piso em 13,01%.

Segundo o advogado,  o julgamento do Órgão especial é julgado apenas as quarta-feira e, tendo em vista que neste dia 26 é feriado de aniversário de Campo Grande, a votação deve acontecer apenas no dia 2 de setembro, ou no dia 9 – desde que seja antes do dia 14 de setembro, quando o desembargador Romero sairá de férias.

 “Quero que a mediação ocorra o mais rápido possível, pois se não der frutos o parecer é feito imediatamente, pois entro de férias dia 14 de setembro e quero que isso se resolva antes”, explicou o magistrado.

Professor Geraldo disse após a audiência que o diálogo foi positivo, mas não gerou frutos. “A prefeitura repetiu que não tem dinheiro e não haverá soluções antes do julgamento . Desde o dia 10 de março a prefeitura repete o mesmo discurso, que não tem dinheiro”, destacou.

O secretário-adjunto da Sepanflic, Ivan Jorge, não quis dar detalhes da reunião, dizendo apenas que o que foi comentado na reunião será mantido em sigilo. “Vamos aguardar o julgamento do mérito do processo, não podemos tecer considerações sobre o mérito do processo”, resumiu.

A audiência no TJMS foi a alternativa encontrada pelos dois lados, visto que em três meses de negociações e 20 reuniões entre as partes, não foi obtido nenhum resultado positivo, já que a Prefeitura de Campo Grande não pôde oferecer proposta que contemplasse os 13,01% de reajuste exigidos pela categoria, por causa do limite prudencial de 51,3% da Lei de Responsabilidade Fiscal, que atualmente está em 54,3%.

A teve inicio no dia 25 de maio e já dura 50 dias letivos e 92 dias ao todo, de acordo com a ACP.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hamas israel

Israel ataca dezenas de alvos do Hamas em Gaza após grupo romper cessar-fogo

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

manchester

Manchester United encerra jejum em Anfield e impõe quarta derrota seguida ao Liverpool

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

moto

Guia Lopes da Laguna decreta fim do ‘pipoco’ de motos e polícia pode deixar motociclistas a pé

Últimas Notícias

Mundo

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Passagem de cometa está prevista para terça-feira (21)

MidiaMAIS

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

Mostra de dança contemporânea acontece até o dia 23 de outubro, na Plataforma Cultural, em Campo Grande

Brasil

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Presidente discursava sobre as universidades que criou em seu governo

Cotidiano

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

Parto mobilizou equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros na madrugada deste domingo (19)