Pular para o conteúdo
Cotidiano

Tribunal do Trabalho evita greve de motoristas de ônibus com audiência de mediação

Audiência foi nesta quarta-feira (22)
Arquivo -

Audiência foi nesta quarta-feira (22)

Os motoristas de ônibus de entraram em acordo nesta quarta-feira (22) com o setor patronal, durante Audiência de Mediação em procedimento pré-processual realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Com a mediação feita pela Justiça do Trabalho, evitou-se que os cerca de dois mil funcionários entrassem em . A data base das negociações salariais é em junho e a categoria ainda não tinha chegado a um consenso com as empresas de transporte coletivo sobre as reivindicações para 2015.

Inicialmente, o STTCU (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande) pediu aumento salarial de 20%. Por sua vez, o Setur/MS (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Mato Grosso do Sul) ofereceu reajuste de 3,5%. Sem avanço nas rodadas de negociação, os sindicatos procuraram o Tribunal Regional do Trabalho para realizar a mediação.

Nessa quarta-feira, trabalhadores e o setor patronal aceitaram a proposta da Justiça do Trabalho de um reajuste de 8,76% – sendo 5,76% concedidos em agosto a contar de 1º de junho, e os outros 3% repassados a partir de novembro, acrescidos da inflação do período. Também ficou definida a mudança da data-base da categoria de junho para novembro, mês em que ocorre a revisão da tarifa de ônibus em Campo Grande.

“Nós não vemos problema em mudar a data-base porque aí não vai ter mais a desculpa de que não podem conceder aumento para a categoria, porque será junto com a revisão tarifária”, ressalta o presidente do sindicato que representa os trabalhadores, Demétrio Ferreira de Freitas.

O presidente do sindicato patronal, João Rezende Filho, defende que a mudança de data-base de reajuste salarial justifica-se em decorrência das dificuldades que as empresas de transporte vêm enfrentando por causa da atual situação econômica do país e que a alteração é importante para manter o equilíbrio das contas e evitar demissões. “Estamos diante de uma negociação madura. Essa mediação dá segurança para ambas as partes mantendo a saúde financeira do setor e o emprego dos motoristas e, acima de tudo, oferecendo um serviço sem interrupção e maiores transtornos para a população”.

O Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRT da 24ª Região, Desembargador João de Deus Gomes de Souza, foi acionado para realizar a mediação. Ele ressaltou a independência e autonomia sindical para tratar as condições de trabalho. “Cabe a cada sindicato patronal e dos trabalhadores, através do acordo de convenção coletiva, solucionar as demandas e firmar o acordo redigindo as cláusulas econômicas e sociais, deixando as partes livres para as negociações sem a intervenção do Estado, porque eles sabem mais do que ninguém onde estão as necessidades do setor”.

Além dos motoristas de ônibus e representantes dos dois sindicatos, também participaram da Audiência de Mediação: o procurador do Ministério Público do Trabalho, Odracir Juares Hecht; o presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), Antônio Castelani Neto; o Procurador do Município Altair Pereira de Souza; o representante do Consórcio Guaicurus, Nelson Guenshi Asato; e o vereador Airton Saraiva, representando a Câmara Municipal de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

hamas israel

Israel ataca dezenas de alvos do Hamas em Gaza após grupo romper cessar-fogo

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

manchester

Manchester United encerra jejum em Anfield e impõe quarta derrota seguida ao Liverpool

Últimas Notícias

Famosos

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Família decidiu desligar aparelhos que o mantinham vivo

Cotidiano

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia indica chuva de até 30 milímetros por hora

Brasil

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Passagem de cometa está prevista para terça-feira (21)

MidiaMAIS

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

Mostra de dança contemporânea acontece até o dia 23 de outubro, na Plataforma Cultural, em Campo Grande