Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bernal briga na Justiça com vereadores para voltar a cobrar taxa de iluminação

Câmara diz que valor já arrecadado dá e sobra por vários meses
Arquivo -

Câmara diz que valor já arrecadado dá e sobra por vários meses

O prefeito de , Alcides Bernal (PP) entrou na Justiça para tentar derrubar a Lei Complementar que suspendeu a cobrança da taxa de iluminação pública. A Prefeitura protocolou uma ADIn (Ação Direta de Inconstitucionalidade), na quarta-feira (27). No pedido, o Executivo tenta convencer o desembargador Claudionor Miguel Abss que a suspensão é mais uma conspiração dos vereadores contra Bernal. 

A Lei Complementar Municipal número 285, de 22 de julho deste ano, suspendeu a cobrança da (Contribuição para o Custeio do Serviço de ) por 180 dias. De autoria do vereador Edil Albuquerque (PMDB), o projeto chegou a ser vetado por Bernal (PP), mas teve decisão derrubada pelo parlamento municipal e foi promulgado.

“Importante ressaltar que o saldo financeiros da Cosip atualmente é da ordem de R$ 53 milhões e considerando a despesa médica com os serviços de iluminação pública é de R$ 1,5 milhão, concluímos que o saldo atual é suficiente para atender um período de 35 meses, razão pela qual se justifica a suspensão temporária pretendida”, é explicado na Lei Complementar da Câmara Municipal. 

“A suspensão da cobrança por 180 dias será oportuno para a Prefeitura trabalhar com a destinação dos recursos na iluminação pública através de projetos, além de deixar de onerar o consumidor, que vem sofrendo com a falta de iluminação pelos bairros da cidade”, frisou o vereador Edil, na promulgação da Lei Complementar. 

A Câmara Municipal ainda justificou o projeto, afinando que Campo Grande tem um o sistema de iluminação pública bastante ineficiente e ultrapassada, “consome muito e ilumina pouco” e a solução prevista é trocar as luminárias e utilizar lâmpadas de Led, que reduziria o consumo em longo prazo, tornando a taxa de iluminação mais barata para o contribuinte e um serviço de melhor qualidade.Bernal briga na Justiça com vereadores para voltar a cobrar taxa de iluminação

A Prefeitura alega na ação que os vereadores interferiram no poder Executivo, desrespeitando a independência dos poderes. “Não cabe ao legislativo decidir, sob qualquer justificativa, de que determinados recursos são ou não suficientes para a execução de determinado projeto ou atividade, fora das disposições das leis orçamentárias, sob pena de, a todo o momento, atrapalhar o planejamento da atuação estatal, mormente porque os dos recursos da Cosip deverão ser utilizados em projetos de construção e de modernização da iluminação pública desta Cidade”, justifica o Executivo. 

Na ação ainda é alegado que  a Lei Complementar, violou a legalidade, supostamente, ao estar em “desatendimento aos preceitos da Lei de Responsabilidade Federal” e que “ ao suspender a cobrança da Cosip pelo prazo de 180 dias, deixou “de atender a Lei Eleitoral que veda a concessão de benefícios de natureza fiscal em ano de eleição”, sugerindo que o benefício foi concedido por vereadores que estão se candidatando a reeleição. 

Na ADIn, Bernal reclama de uma conspiração dos vereadores, que segundo ele, desde 2012 não aceitam a vitória dele para prefeito. A Prefeitura diz na ação que é de conhecimento público, uma verdadeira “guerra suja”, empreendida pelos vereadores, desde a eleição de 2012, contra o atual prefeito, cujo os fatos foram revelados pela Operação Coffee Break.

A Prefeitura pede que a Lei Complementar seja suspensa até o julgamento da ADIn, a Câmara seja ouvida e que a lei seja declarada inconstitucional. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria