Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com escolas desocupadas, alunos pretendem novas ações no Estado

Ocupação em escolas de MS terminou na sexta-feira
Arquivo -

Ocupação em escolas de MS terminou na sexta-feira

Estudantes secundaristas que ocuparam três escolas em Mato Grosso do Sul, pretendem novas ações a fim de sensibilizar a sociedade a respeito do movimento contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, que propõe congelar as despesas do Governo Federal, por até 20 anos, e a e Medida Provisória, 746/2016, que reforma o Ensino Médio.

No Estado as ocupações tiveram início no último dia 18, quando cerca de 100 alunos da Escola Estadual Nova Itamarati, maior estabelecimento de ensino em área rural do Brasil, ocuparam o prédio no assentamento Itamaraty em Ponta Porã, distante 346 quilômetros de

Mais de 65 alunos ocuparam, no dia 23, a Escola Estadual Professora Cleuza Teodoro, em , município a 307 quilômetros da Capital.  Esta foi a segunda ocupação em Mato Grosso do Sul.

A terceira e última ocupação registrada no Estado aconteceu no dia 26, quando aproximadamente 60 estudantes secundaristas ocuparam a  Escola Professor José Edson Domingos dos Santos, também situada em Ponta Porã.

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Alana Penteado, de 18 anos, diz que as três escolas foram desocupadas na última sexta-feira (28) por falta de apoio da população.

Alana afirma que os alunos estão se reunindo a fim de criar novas ações. “Faremos divulgação maior para sensibilizar mais as pessoas para que elas entendam o que está acontecendo. Pretendemos fazer algo maior, juntando os alunos das três escolas”, declara.

Último balanço da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), 1.177 locais estão ocupados em todo o país. Nesta segunda-feira (31) termina o prazo dado pelo MEC (Ministério da Educação) para que os estudantes desocupem as escolas, universidades e institutos federais.

Caso o pedido não seja atendido, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), agendado para os dias 5 e 6 de novembro será cancelado no locais ocupados.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local