Pular para o conteúdo
Cotidiano

Criança e quatro feridos em confronto entre índios e fazendeiros estão fora de perigo

Vítimas seguem internadas em Dourados
Arquivo -

Vítimas seguem internadas em

Os cinco indígenas da etnia Guarani-Kaiowá, feridos em um confronto na tarde da terça-feira (14), entre índios de fazendeiros em Caarapó, cidade a 273 quilômetros de Campo Grande, passam bem e não correm risco de morte. Os feridos estão internados no Hospital da Vida, em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o enfermeiro e superintendente do Hospital da Vida de Dourados, Genilvaldo Dias da Silva, o menino de 12 anos, ferido com um tiro na barriga, foi operado e já está consciente. O garoto teve lesões no estomago, intestino e rim. Ele está acordado na companhia de uma prima e por ser criança, a expectativa é de que a recuperação seja rápida. Como o tiro atingiu o intestino, a saúde é monitorada para evitar infecção. 

Jesus de Souza, de 29 anos, também ferido na barriga passou por cirurgia está consciente. Libesio Marques Daniel, de 43 anos, levou quatro tiros e foi ferido no tórax, barriga e cabeça. Ele não precisou passar por cirurgia e está consciente. Norivaldo Mendes, de 37 anos, foi ferido no tórax, barriga e levou um tiro perto do coração. Ele não precisou de cirurgia e não corre risco de vida. Valdilio Garcia, de 26 anos, foi ferido com um tiro no tórax e passou por cirurgia para a instalação de um dreno. 

Ainda segundo Genivaldo, mesmo tendo os indígenas sido feridos a tiros, a polícia não foi ao hospital. Compareceram para acompanhar a situação o MPE (Ministério Público Estadual), a UFGD (Universidade da Grande Dourados e o advogado da Sesai (Secretaria Especial de Saúde ). 

Confronto

Confronto entre índios e fazendeiros em terminou com a morte do indígena Cloudione Rodrigues Souza, de 26 anos. Ele era agente de saúde indígena e foi morto a tiros. O confronto também deixou três policiais militares feridos. Eles foram até o local para ajudar os bombeiros no socorro às vítimas. Segundo a Polícia Militar, os agentes teriam sido espancados e feitos de reféns pelos índios. A viatura deles ficou retida na área.

Cerca de 600 indígenas da etnia Guarani-Kaiowá estão, desde o último domingo (12), ocupando a fazenda. A área reivindicada faz parte, segundo a comunidade, do território Tey’i Juçu e fica ao lado da aldeia Tey Kue.

Em entrevista ao Jornal Midiamax, Lorivaldo Nantes, 55 anos, membro da comunidade, afirmou que a área foi desapropriada pelo antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio), durante a década de 1920. “É confinamento, foi feito pelo SPI. A gente já perdeu nossos bisavós, avós, já se arrasta por muito tempo”. Ele diz que 55 mil hectares foram perdidos e estão sendo reivindicados.

Segundo ele, já está em processo de homologação como terra indígena. “Já é reconhecido, já está publicado, mas ainda está sob domínio do fazendeiro”. Segundo o site do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), o Relatório de Identificação e Demarcação do local foi finalizado em 2015, tendo sido iniciado em 2008, e está em condições de publicação, dependendo da ação da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria