Pular para o conteúdo
Cotidiano

E agora? Comprou vestido para o arraiá e não consegue trocar

Procon esclarece política de troca
Arquivo -

Procon esclarece política de troca

Os gastos com o arraiá deste ano da secretária Lorena de Souza foram em dobro. A consumidora comprou um vestido que seria o ‘look’ para a festança, mas não coube, e ela não conseguiu fazer a troca. Para evitar levar ‘gato por lebre’, o Procon alerta que o cliente precisa experimentar, e quando a loja não possibilita provador, ela precisa fazer a troca.

“Eu vim comprar um vestido porque precisava para a , escolhi um que eu achei bacana, era meu tamanho e levei. Na loja não dava para experimentar, mas como parecia que cabia, levei. Quando fui colocar, ele não deu. Vim na outra semana fazer a troca, e não trocaram”, disse a consumidora.

Segundo Lorena, de 28 anos, uma atendente da loja disse que e política da empresa era de não trocar os produtos. “Eu não acreditei. Tinha pago 40 reais, e a festa era em alguns dias. Comprei outro, ia fazer o quê?”, explica.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax foi a duas lojas de utilidades, que vendem vestidos de Festa Junina no centro da Capital. As duas não fazem troca de roupas, e a explicação? Política da loja!

Trocas

 

O tem até 7 dias para fazer a troca. O Procon alerta que o consumidor tem direito assegurado pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor). “A pessoa tem o direito de troca. Se tem defeito, ou vício, ela pode sim trocar. O pressuposto, neste caso da cliente, é o ato de experimentar. Quando a loja vende roupa, ela tem que propicia a experimentação. Então, tem que ser possibilitado o direito de arrependimento se ela não oferece esse espaço”, afirma a superintendente do (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), Rosimeire Cecília da Costa.

E agora? Comprou vestido para o arraiá e não consegue trocarRosimeire pontua que cada pessoa usa um tamanho diferente, e não há um padrão brasileiro. “Às vezes o P para uma pessoa, não cabe em outra. Uma pessoa pode usar M e em determinada loja usar G. Um padrão brasileiro normatizado pelo Inmetro está em construção”, explica.

Quando o assunto é roupa íntima, é um pouco diferente. “O sutiã dá para experimentar por cima. Tem lojas que deixa fazer isso. E quando as pessoas costumam comprar sempre da mesma marca, elas sabem que tamanho é. Lojas especializadas têm um tamanho informado, que cabe em determinada cintura de tal tamanho. Mas, isso é um tabu, porque os tamanhos são diferentes e o consumidor que quer trocar, as empresas não aceitam porque podem dizer que ele experimentou, usou, o que torna impossível trocar. Vai do consumidor fazer uma escolha certa, e se sentir prejudicado procurar o Procon”, explica Rosimeire.

Defesa do consumidor

A Lorena, na época, não procurou o Procon. Mas, o consumidor que se sentir lesado quanto a um produto diferente do que está escrito na embalagem pode procurar a Ouvidoria da AEMMS, pelo telefone 0800 675220 ou pelo email [email protected].

Caso queira fazer uma denúncia no Procon, pode procurar a superintendência na Rua 13 de Junho, 930, Centro. O consumidor também pode entrar em contato pelo disque-denúncia 151, ou pelo telefone (67) 3316-9800. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista envolvido em acidente que matou adolescente continuará preso

Do tabu à aceitação, ‘assumir’ transtornos mentais abre espaço para diálogo e acolhimento 

Alarme foi acionado durante invasão de joalheria em shopping de Campo Grande

Cinema de Campo Grande terá programação de Halloween com clássicos do terror

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Mulher é encontrada ensanguentada após apanhar de marido durante briga em bar

Últimas Notícias

Famosos

Labubu, Monalisa, Fofão: Veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Anitta, Felca, Sabrina Sato e muitos outros famosos compareceram ao tradicional baile de Halloween da Sephora em São Paulo; veja

Política

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

São seis meses para conclusão da obra de R$ 1,3 milhão

Política

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Saída de Três Lagoas da lista se soma à revoada do ninho tucano, que perdeu, ao todo, 24 das 44 prefeituras que liderava

Transparência

Pavimentação em ruas de distrito de Japorã vai ter custo de R$ 2,6 milhões

Empresa A.S. Construtora venceu a licitação e terá 360 dias para concluir a obra no distrito de Jacareí