Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em greve há 40 dias, educadores questionam onde estão R$ 600 mil de imposto

Grevistas criticam prefeito Murilo Zauith por não cumprir acordo
Arquivo -

Grevistas criticam prefeito Murilo Zauith por não cumprir acordo

Deflagrada no dia 23 de junho, a greve dos educadores persiste em , município a 228 quilômetros de . Nesta segunda-feira (1), professores e servidores administrativos do setor protestam na Rua Joaquim Teixeira Alves, área central onde ficam as principais agências bancárias da cidade. São entregues panfletos à população com informações sobre os motivos do movimento grevista.

“O prefeito Murilo Zauith deixou de considerar os recursos recolhidos pelo ITR – Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural nas receitas da saúde e educação, como demonstra o Relatório Financeiro de Execução Orçamentária, publicado no Diário Oficial do Município de Dourados, no dia 30.05.2016”, consta em panfleto entregue pelos trabalhadores e trabalhadoras da educação municipal.

A categoria, organizada pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), afirma que prefeito de Dourados omitiu R$ 600 mil de arrecadação de ITR. “Esse imposto é obrigatoriamente pago pelos proprietários rurais do município de Dourados, como Itahum, Vila Vargas, Panambi, Picadinha, Vila São Pedro, Guaçú, Indápolis, Formosa e outros. Como Dourados é uma cidade com economia baseada no campo, apresenta uma arrecadação considerável desse imposto, que deveria ser revertida para a saúde e educação do nosso município”, afirmam os educadores.

Esse questionamento é feito porque, segundos educadores de Dourados, Zauith não cumpriu acordos de valorização salarial firmados em 2014 e argumenta incapacidade financeira ocasionada pela queda da arrecadação municipal. Na sexta-feira (29), os grevistas entregaram panfletos no terminal de transbordo, para explicar à população que “alguns servidores não recebem a reposição da inflação há cerca de dois anos e, nos casos mais graves, os salários não chegam sequer a um salário mínimo”.

No início de julho o prefeito de Dourados publicou decreto a determinar contenção de gastos na administração municipal. As “medidas administrativas imediatas para redução de despesas com pessoal” objetivam reduzir em 20% os custos da máquina pública, justamente para evitar problemas futuros com a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

A greve na educação afeta parcialmente as aulas de 28 mil estudantes matriculados em escolas e creches do município.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Últimas Notícias

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria

Esportes

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Fred Oshiro esteve entre os convidados especiais que acompanharam a decisão diretamente da tribuna de honra do Jornal Midiamax na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Esportes

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Time cruzeirense dominou partida com parciais de 25 a 19, 25 a 20 e 25 a 17, conquistando o sétimo título de Supercopa de sua história