Pular para o conteúdo
Cotidiano

Gripe A coloca 61 pessoas em isolamento no Estado

Na Capital são 21 internados 
Arquivo -

Na Capital são 21 internados 

O último Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul), divulgado na terça-feira (19), aponta que 61 pessoas estão isoladas por conta da , em todo o Estado. Em Campo Grande, 21 pessoas foram confirmadas com a doença, que abrange os A H1N1 e H3N2 e Influenza B.

Por outro lado, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o registro de isolamento com suspeita dos vírus, é zero nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da Capital.

De 337 amostras de inluenza (Síndrome Gripal – SG e Síndrome Repiratória Aguda Grave – SRAG), triadas pelo Lacen (Laboratório Central), de Mato Grosso do Sul, até a última terça, 61 se mostraram positivas para os vírus da Gripe A.

Com o vírus Influenza A – H1N1, por exemplo, 50 estão confirmados e os diagnosticados seguem isolados: Aquidauana (1), Aparecida do Taboado (1), Campo Grande (11), Corumbá (1), Dourados (5), Maracaju (3), Nova Andradina (1), (5), (2), São Gabriel do Oeste (6), Selvíria (3), Sidrolânda (3), Sonora (8).

Com o vírus Influenza A – H3N2, oito foram confirmados em Campo Grande e os pacientes seguem em isolamento.

Com o vírus Influenza B, três estão confirmados e diagnosticados também seguem isolados: Campo Grande (2), São Gabriel do Oeste (1).

Segundo a Sesau, o paciente pré-diagnosticado é colocado em observação e tem o exame levado ao Lacen. O médico, por sua vez, não pode esperar o resultado, que demora até dois dias para ficar pronto e já inicia a medicação, com  tamiflu.

A secretaria municipal garante, que os resultados de exames servem apenas para pesquisas e levantamentos, pois antes de qualquer confirmação, o paciente já iniciou seu tratamento.

Os sintomas são parecidos ou até idênticos e, e apesar de não ser o principal método, apenas um exame é capaz de diferencir um virus do outro. A dica é procurar um médico assim que os sinais da doença apareçam.

CASOS

Os casos notificados com suspeita da Gripe A, já chegam a 163 notificações em 28 municípios de Mato Grosso do Sul. das hipóteses, mas apenas 16 foram confirmadas para o vírus da Influenza A (H1N1) e apenas uma para a Influenza B. 

Do início do ano, até o dia 19, conforme divulgado no sexto boletim epidemiológico de influenza, foram registradas três mortes pela influenza A – em Campo Grande, Corumbá e São Gabriel do Oeste.

VACINAÇÃO

Mato Grosso do Sul vai receber mais de 720 mil doses de vacinas para atender a campanha de vacinação contra a Influenza deste ano. A campanha terá inicio no dia de 30 de abril com mobilização nacional e segue até o dia 20 de maio. No Estado, o público-alvo corresponde a uma população de 667.922 pessoas e a meta é vacinar 80% deste público.

QUARTA MORTE

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) discartou amrte de Gabriel Lucas do Carmo, de 14 anos, na madrugada do dia (12) no Hospital Regional, por Gripe A. O Boletim Epidemiológico da SES, divulgado dia (19), permance informando apenas três mortes no Estado por Gripe A (H1N1).

A INFLUENZA

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

(Sob supervisão Marta Ferreira)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
perillo agencia brasil

Em Campo Grande, Perillo afirma que definição de diretório em MS só será em novembro

Deputados pedem fim de rotatividade em escolas para melhorar educação em MS

Câmara derruba veto e atletas trans estão proibidas de integrar equipes femininas na Capital

Acidente com duas carretas e dois veículos na BR-163 deixa um morto e um ferido gravemente 

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Servidor aposentado do INSS em MS terá que devolver R$ 680 mil após erro em benefício

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

Seu bairro está na rota? Fumacê percorre quatro regiões de Campo Grande nesta terça-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai participar do Enem? Colégio oferece aulão preparatório gratuito em Campo Grande

Colégio espera atender 600 estudantes presencialmente, além do público do interior de Mato Grosso do Sul

Economia

Indústria de MS alça voos para liderar descarbonização e se antecipa na produção de combustível sustentável

Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso de se tornar carbono zero até 2030 e investe em alternativas para substituir os combustíveis poluentes

Emprego e Concurso

Prefeitura de Ponta Porã está com processo seletivo aberto para 215 vagas

As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de outubro; oportunidades são para todos os níveis de ensino

Trânsito

Motociclista avança preferencial e batida com carro deixa criança e mais 2 feridos no Aero Rancho

Na moto estavam o piloto, uma mulher e a criança de 5 anos