Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS atinge 65 mortes por gripe e risco aumenta com chegada do inverno

Doença é transmitida com muito mais facilidade no frio
Arquivo -

Doença é transmitida com muito mais facilidade no frio

O inverno chegou em todo o hemisfério sul. Desde a última terça-feira (21) começou a estação mais fria e com ela uma notícia preocupante, a probabilidade de transmissão do vírus H1N1, responsável por 65 mortes em Mato Grosso do Sul apenas em 2016, e a tendência é que os números cresçam mais na nova estação.

Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (22), desde o início do ano foram registrados, em Mato Grosso do Sul, 1.042 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave, 324 casos confirmados de H1N1, um de H3N2, um de influenza A não subtipado e oito de influenza B.

O médico infectologista José Ivan Aguiar afirma que doença é mais comum no período em que as temperaturas estão mais baixas e por isso os casos tendem a aumentar. “É esperado que com o inverno os casos da doença aumentem porque com a diminuição da temperatura a mucosa respiratória fica mais desprotegida e as pessoas têm mais chances de ter gripe”, explica.

Além disso, o infectologista destaca que os hábitos mais comuns no frio, tendem a aumentar a possibilidade de transmissão do vírus. “As pessoas ficam mais próximas; os ambientes mais fechados, sem circulação do ar, e isso favorece a transmissão do vírus”, observa.

O médico frisa que o mais importante é a prevenção. Segundo ele, os cuidados básicos devem ser redobrados.

“É uma doença que tem essa característica que a torna mais comum no frio. Todo ano é assim, em maior ou menor grau, dependendo das condições de temperatura e da prevenção da população. As prevenções são as mesmas, mas é preciso ter essa atenção e reforçar os cuidados”, frisa.

A assessoria de comunicação da SES afirma que fará distribuição de cartilha de conscientização para explicar a importância da precocidade do tratamento, além dos cuidados e higiene básicos. A equipe de reportagem do Jornal Midiamax questionou se a secretaria tem alguma estimativa dos casos durante a próxima estação e foi informada de que até o momento não há informações a respeito.

O secretário responsável pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Ivandro Fonseca, afirma que o município também irá distribuir cartilhas de conscientização e dicas de prevenção contra o vírus e que os profissionais de saúde foram treinados para lidar com possíveis casos de H1N1.

“Estamos desenvolvendo ações desde o início de abril e qualificamos em torno de 800 servidores com o objetivo de contermos o avanço da doença. Todos os profissionais, técnicos de enfermagem estão qualificados”.

Medidas de prevenção:

  • Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso.
  • Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.
  • No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
  • Manter os ambientes bem ventilados.
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.
  • Evitar sair de casa em período de transmissão da doença.
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados).
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

 

(Colaborou Mayara Sá)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria