Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reunião com prefeito não agrada e educadores decidem manter greve

Paralisação de educadores já persiste há 41 dias
Arquivo -

Paralisação de educadores já persiste há 41 dias

A greve dos educadores de , município a 228 quilômetros de , entrou nesta terça-feira (2) no 41º dia e sem previsão para acabar. Durante a manhã, professores e servidores administrativos da educação municipal fizeram assembleia e decidiram continuar de braços cruzados porque não saíram satisfeitos da reunião de segunda-feira (1) com o prefeito Murilo Zauith (PSB).

O encontro de ontem entre representantes do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) e o gestor municipal foi o primeiro desde que a greve teve início. Até então, Zauith condicionava qualquer tipo de negociação à suspensão do movimento grevista. Mas não houve avanço.

“Numa das poucas vezes em que falou, antes de deixar a reunião que terminou sem sua presença, Murilo pediu que a categoria confiasse nos servidores que compõem a gestão. Ele afirmou que o impasse com a educação se daria porque não há uma relação de confiança entre a categoria e o poder executivo. O prefeito saiu e pediu que o SIMTED procurasse os técnicos da prefeitura afim de debater os números e iniciar uma negociação”, informou o Sindicato.

Presidente do Simted, Gleice Barbosa cobra transparência da gestão municipal. Ela afirma que os trabalhadores da educação querem acesso às planilhas orçamentárias nas quais o prefeito busca respaldo para alegar falta de recursos financeiros e incapacidade para cumprir os acordos de valorização salarial firmados em 2014.

“O SIMTED deixou claro durante o encontro que os trabalhadores e trabalhadoras em Educação necessitam de uma proposta oficial e uma prestação de contas detalhada para estarem convencidos de que a negociação avance concretamente”, pontuaram os grevistas.

Antes do rápido encontro com os educadores, Zauith havia reunido servidores municipais no auditório da prefeitura para “reafirmar o compromisso com a implantação e o pagamento das tabelas fixadas como parte do PCCR, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do funcionalismo público”, conforme relatado por assessores.

Os grevistas da educação afirmam que essas promessas de implementação do PCCR e pagamento de reajuste para outubro próximo já haviam sido feitas anteriormente, mas contrariam compromisso firmado pelo prefeito ainda em 2014. “O sindicato espera que a administração, agora, busque diálogo novamente para aprofundar as tratativas sobre o impasse e possibilidades de cumprimento das leis da Educação. Os compromissos não honrados vêm prejudicando trabalhadores e trabalhadoras no Ensino Público”, argumentam.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Disputa masculina da Supercopa 2025 reúne veteranos no vôlei no Guanandizão

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Supercopa: fotógrafo oficial da CBV registra em imagens a história do vôlei nacional

Últimas Notícias

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria

Esportes

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Fred Oshiro esteve entre os convidados especiais que acompanharam a decisão diretamente da tribuna de honra do Jornal Midiamax na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Esportes

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Time cruzeirense dominou partida com parciais de 25 a 19, 25 a 20 e 25 a 17, conquistando o sétimo título de Supercopa de sua história