Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem-terra dão voto de confiança ao Incra, mas se não cumprir, ‘voltam a pressionar’

Presidente nacional esteve em Campo Grande
Arquivo -

Presidente nacional esteve em

Depois da reunião entre os líderes de oito movimentos ligados aos trabalhadores rurais sem-terra e o presidente nacional do (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Leonardo Góes, foi dado uma espécie de voto de confiança à promessa de aceleramento da reforma agrária no Estado, “mas se não cumprir vamos voltar a pressionar”, diz Jonas Carlos da Conceição, da direção estadual do MST. 

Segundo Conceição, a principal reivindicação dos movimentos, era a retomada da reforma agrária, parada há seis anos no Estado. “Foi feito o compromisso de reestruturar, dar mais condições para as vistorias das áreas já definidas e acompanhar  os procedimento nas áreas que estão em desapropriação”, afirma. 

 Ainda conforma a liderança, ficou acertada uma nova reunião com o presidente nacional do Incra. “Na próxima reunião, ele vem com isso mais detalhado, inclusive os recursos para o Estado. Foi positivo [a reunião], se isso for cumprido”. 

Sobre a indicação de um novo superintendente para o órgão no Estado, que teve o então superintendente Humberto Mello exonerado no dia 14 deste mês, e até o momento, não foi indicado o substituto, Conceição diz que como os movimentos não reconhecem o governo Temer, o assunto não será discutido e não vai haver nenhuma indicação pelos sem-terra. 

Dia de protestos

Os sem-terra que ocuparam na manhã da terça-feira (28), por volta das 7h30, parte do Shopping Marrakech, onde fica a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Campo Grande. A ocupação ocorre em protesto à paralisação das negociações sobre a reforma agrária em Mato Grosso do Sul. Outros grupos bloquearam cinco pontos de diferentes rodovias federais no Estado.

Foram bloqueados trechos da BR-262 em Terenos; 163 em Rio Brilhante e Rio Verde; 141 em e um ponto não identificado na BR-267 foram interditados pelos manifestantes no início desta manhã.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça nega abuso e libera Ifood cobrar taxa de consumidores em Mato Grosso do Sul

Moradora de Campo Grande abre vaquinha para concluir tratamento de saúde

VÍDEO: Imagens mostram momento de acidente que deixou 3 feridos, entre eles uma criança

Curte poesia? UBE/MS abre programação da 37ª Noite da Poesia com bate-papo literário

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

finados

Finados: preço de velas e flores varia até 36% em Três Lagoas, aponta Procon

Últimas Notícias

Política

Comissão de Reforma Agrária aprova novas regras para registros de terras na fronteira

Senadora Tereza Cristina apoiou texto aprovado na Comissão, após relatar projeto na CRE

Mundo

Trump se contradiz sobre realização de reunião com Xi Jinping e aumenta incerteza de encontro

Republicano afirmou que tarifas adicionais a China são questões que envolvem segurança nacional

Famosos

Chocante? Gaby Spanic revela quem quer que vença A Fazenda 17 e quem não quer que ganhe de jeito nenhum

"Muito mal agradecida", disse Gaby Spanic sobre quem não quer que vença o reality

Cotidiano

Em alusão ao mês da Consciência Negra, Casa de Cultura terá oficina gratuita de capoeira

Inscrições já estão abertas e projeto terá duração de outubro a dezembro deste ano