Pular para o conteúdo
Cotidiano

Servidores municipais querem CPI da Educação em Dourados

Educadores deflagraram greve no dia 23 de junho
Arquivo -

Educadores deflagraram greve no dia 23 de junho

Professores e servidores administrativos da rede municipal de ensino de , a 228 quilômetros de , querem a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o descaso da prefeitura com a Educação. A categoria deflagrou greve no dia 23 de junho e acusa o prefeito Murilo Zauith (PSB) de não cumprir acordos de valorização profissional firmados em 2014. O gestor diz que só negocia se a paralisação for suspensa.

Nesta segunda-feira (4), o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) planeja ir até a Câmara de Vereadores. Durante a sessão ordinária prevista para 18h30, os grevistas querem solicitar aos parlamentares que instaurem uma investigação para apontar o que a administração municipal tem feito com os recursos públicos destinados ao setor.

ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA

Na semana passada, Roberto Silva dos Santos, vice-presidente do Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe) e secretário de formação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), visitou o Simted para analisar os relatórios fiscais da Prefeitura de Dourados.

Conforme os educadores douradenses, Santos analisou o relatório de gestão fiscal do município correspondente ao 1º quadrimestre de 2016 (entre janeiro e abril) e afirmou “que a lei que obriga o investimento de 25% de receitas em Educação pode não estar sendo cumprida em Dourados”.

JUSTIFICATIVA PARA CPI

“Dourados vem tendo gasto com pessoal de cerca de 48% nos últimos meses. A lei de responsabilidade dá margem prudencial de 51% e limite de 54%. Portanto, os benefícios que devem ser pagos aos trabalhadores da Educação não extrapolam esse limite e teriam um impacto mínimo no orçamento”, informou o Simted.

Em assembleia na manhã desta segunda-feira, a presidente do Sindicato, Gleice Barbosa, informou que será elaborado um documento com os argumentos dos educadores para justificar a abertura da CPI.

SEM ACORDO

Desde o início da greve, porém, o prefeito Murilo Zauith diz, por meio de secretários, que só negocia se a paralisação for suspensa. Secretário municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Ferreira Rios informou ao Jornal Midiamax que os números do orçamento estão à disposição do sindicato para eles analisarem e verem o impacto na folha do município. “O prefeito está com responsabilidade muito grande sobre o comprometimento da folha que ele vai entregar para o próximo gestor”, alegou.

Enquanto isso, seguem afetadas as aulas de 28 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Na próxima sexta-feira (8), começam as férias escolares. Mas os educadores garantem que o movimento grevista seguirá caso não haja avanços nas negociações. Essa é a quarta greve que Zauith enfrenta desde que assumiu a Prefeitura de Dourados, em 2011 (também houve uma em 2013 e duas em 2014). Vice-presidente na gestão passada, a atual presidente do Simted pontua que todas as paralisações foram pelo mesmo motivo: “a ausência de compromisso do prefeito em honrar os acordos com a Educação”. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria