Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aulas começam e professores do Estado param para discutir reajuste salarial

Ainda não há levantamento de escolas fechadas
Arquivo -

Ainda não há levantamento de escolas fechadas

Nesta terça-feira (25), primeiro dia de aula depois das férias escolares de julho, professores da Rede Estadual de Ensino param as atividades para participarem de assembleia. O objetivo é discutir sobre o reajuste salarial de aproximadamente 10 mil efetivos e nove mil convocados, além dos administrativos da Educação.

Segundo o presidente da (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, Mato Grosso do Sul conta com 370 escolas estaduais, sendo 89 em . Ele afirma que ainda não é possível fazer um levantamento sobre o número de escolas que cancelaram o primeiro dia de aula para que os professores participem da assembleia.

“Não temos esse levantamento. Saberemos um pouco depois que as reuniões começarem em cada município, mas a ideia é de que todos participem da assembleia para que possamos discutir sobre o reajuste da categoria”, declara.

O presidente da Fetems destaca que a categoria vai analisar a proposta do governo estadual. “Vamos deliberar sobre o parcelamento do reajuste de 7,64%. O governo propôs parcelar e pagar em setembro e dezembro. Além disso, quer passar o reajuste de janeiro de 2018 para maio, o de maio para outubro e o de outubro para dezembro”, frisa. ​

Já os administrativos devem deliberar sobre o índice geral de 2,94% que deve ser pago em setembro, caso a categoria concorde com a proposta feita pelo Estado. Aulas começam e professores do Estado param para discutir reajuste salarial

Nesta quarta-feira (26), após a decisão de cada município, os professores da Rede Estadual de Ensino participam de assembleia na Fetems.

A reunião será às 14 horas de amanhã e conta com a participação de representantes dos 74 Sinmteds (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação), vice-presidentes das 14 regionais e delegados de base da CNTE (Confederação Nacional  dos Trabalhadores em Educação).

Os trabalhadores em educação cobram o cumprimento da Lei Federal 11.738/2008 de 16 de julho de 2008 que estabelece o reajuste do Piso Salarial dos Professores  e da  lei complementar estadual nº 200, de 13 de julho de 2015. Essa última legislação integraliza o Piso por 20 horas até o ano de 2021.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

kiss

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

Últimas Notícias

Esportes

No último dia da Supercopa de Vôlei, público começa a lotar arquibancada do Guanandizão

Neste domingo (19), a competição é entre Sada Cruzeiro e Itambé Minas, e promete ser o maior evento esportivo do ano na Capital

Trânsito

Jornalista atingida por motorista bêbada no trânsito recebe alta médica

Motorista foi presa em flagrante após atingir a jornalista, que conduzia uma Honda Biz

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência

Polícia

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Suspeito ficou das 5 horas até às 13h dentro da tubulação do shopping neste domingo (19)