Pular para o conteúdo
Cotidiano

Depredação em cemitérios públicos será discutida em audiência na Câmara

Vereadores destacaram aumento de vandalismo
Arquivo -

Vereadores destacaram aumento de

Depois de registros de depredação, roubos e falta de manutenção nos três cemitérios públicos de , Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião – conhecido como Cruzeiro – o assunto será discutido em audiência pública na Câmara de Vereadores.

O pedido foi feito pelo vereador Otávio Trad (PTB) , que durante sessão desta quinta-feira (25) destacou constantes registros feitos por familiares. O último caso aconteceu no Cemitério Santo Antônio, o mais antigo da Capital, situado na Vila Glória. Na madrugada de quarta-feira (24), o local foi alvo de vandalismo. 

“Ficamos sabendo até de casos de adolescentes usando o cemitério para prática de atos libidinosos. Isso me deixa indignado, não é cômico é trágico.  Até latas de bebidas alcoólicas são deixadas nos cemitérios”, frisou.Depredação em cemitérios públicos será discutida em audiência na Câmara

Depois de pontuar as principais críticas a respeito da situação, Otávio Trad pediu audiência pública para tratar do problema. 

O vereador destacou que o secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja já foi procurado para falar a respeito da situação dos cemitérios.

Segundo ele, o secretário disse que a falta de manutenção se deve a demissão de funcionários da Seleta (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária) e  Omep (Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar), que faziam a limpeza desses locais. 

Ainda de acordo com o parlamentar, Valério Azambuja afirmou que aguarda a criação de salas para que os guardas civis municipais possam ficar nos cemitérios e que enquanto isso não acontece, rondas são realizadas à noite. 

O delegado Wellington (PSDB), também comentou o problema e comparou os cemitérios locais com os da Argentina, França e Estados Unidos. “Nesses países os cemitérios são pontos turísticos. Aqui o que vemos são furtos até de ossos. A Prefeitura não está preservando a memória dos nossos mortos”, observou. 

Eduardo Romero (Rede), que em 2014 chegou a sugerir a criação de crematórios em Campo Grande, ressaltou que a situação dos cemitérios públicos já foi tema de audiência pública em anos anteriores. “Isso já foi discutido nas legislaturas passadas e é problema da concessão pública”, declarou.  

O vereador Carlão (PSB), afirmou que em outras gestões os cemitérios tinham até 40 funcionários responsáveis pela manutenção. “Isso funcionava, mas o Gilmar Olarte (ex-prefeito de Campo Grande), parou de pagar e ficou tudo abandonado”, frisou. 

Veterinário Francisco (PSB), lembrou de que cães já foram usados na segurança desses locais. “Na época do Nelsinho os cemitérios eram guardados por cachorros à noite porque muita gente utiliza para cultos religiosos e outros rituais. além disso, roubam vasos e outros objetos”.

Os parlamentares atenderam ao pedido do vereador Otávio Trad  e uma audiência pública será agendada para discutir o problema. 

Vandalismo –

Na madrugada de ontem, cruzes e lápides foram danificados e garrafas de bebidas alcoólicas foram deixadas no Cemitério Santo Antônio. 

Sobre o assunto,   Prefeitura de Campo Grande informou que o fato já foi reportado à Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e que providências seriam tomadas após relatório emitido pela Guarda Municipal que iria visitar o local.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
título dados

Justiça Eleitoral inicia plantão para regularização do título a partir desta segunda-feira

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Expansão de cursos e falta de RQE desafiam qualidade da medicina, aponta sindicato

Presidente do Sindicato dos Médicos de MS, Marcelo Santana Silveira, detalha preocupação com o futuro da carreira

Emprego e Concurso

Inscrições para o Vestibular da UEMS terminam em novembro 

São 871 vagas em MS, para os câmpus da Capital e interior do Estado

Cotidiano

UFMS realiza Feira das Profissões a partir desta segunda-feira

A programação irá apresentar os cursos de graduação ofertados pela Universidade para os visitantes

Emprego e Concurso

Câmara de Cassilândia firma contrato com a Fapec para concurso público

O acordo firmado por meio de Dispensa de Licitação, tem valor total fixado em R$ 75,1 mil