Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em ato de amor, esposa doa rim para salvar a saúde do marido

Ele estava à espera de doação há 4 anos
Arquivo -

Ele estava à espera de doação há 4 anos

A advogada Nídia Maria Nardi Castilho Mendes, advogada, de 51 anos, tomou uma decisão e tanto. Voluntariou-se a doar um rim para o marido, o corretor Lino Omar Castilho Mendes, de 53 anos. Paciente renal, na fila de espera e fazendo tratamento há 4 anos, Lino recebeu com alívio a notícia de que a esposa era compatível e estava disposta a dar um pedaço de si para salvar sua vida.

“Conversamos muito, mas ela foi direta e persistente. Eu aceitei. Vai ficar marcado para o resto da vida e vai mudar tudo”, conta Lino. “Precisa de muita vontade de tomar a decisão e levar adiante a atitude. Para mim significa tê-lo ao meu lado por muito mais tempo. É muito bom saber que a gente pode ajudar e se for uma pessoa que a gente ama, é melhor ainda”, considera Nídia.

Durante a espera de 4 anos, testes feitos em familiares. “Meu irmão e minha mãe não puderam doar, pois tem problemas de saúde”, relata Lino. Então, Nídia decidiu fazer os exames para saber se era compatível. E foi assim que a advogada presenteou o próprio marido com a vida. Em coro, ambos dizem que foi um ato de amor.

História

 

 

Eles eram colegas de trabalho e a amizade evoluiu para namoro. Casaram-se há 20 anos e tiveram 4 filhos. Em 2012, começaram as complicações na saúde e a vida de Lino não foi mais a mesma. “Passei a ter uma série de restrições, desde alimentar até de locomoção”, explica.

Viajar e praticar esportes são algumas das coisas que o corretor de imóveis era impedido de fazer por causa problema de saúde renal. Desde 2013, ele precisava passar por hemodiálise regularmente e há aproximadamente um ano fazia diálise peritoneal. Tal procedimento, que é realizado em casa por um acesso constantemente aberto na região lombar  diretamente até o rim, pelo qual o sangue era filtrado todas as noites.

Segundo Lino e Nilda, a espera na fila foi grande por alguns motivos. Um deles é a falta de doadores. Eles disseram que os médicos afirmam que as famílias não têm o entendimento necessário e aceitar que seus parentes falecidos sejam doadores. “As pessoas tem medo de ter algum prejuízo”, lamenta Nídia.

A Santa Casa passou por um período em que não estava realizando transplantes por necessidades técnicas, afirma a assessoria do hospital. “Havia a hipótese de irmos para , o que seria complicado. Seria difícil deixar emprego, faculdade e tem a família. Então decidimos esperar mais um pouco”, relembra Nídia. Lino estava se mantendo com as diálises e tratamentos.

Cirurgia

 

Em ato de amor, esposa doa rim para salvar a saúde do marido

 

Segundo a Santa Casa, a cirurgia dos dois teve início por volta das 7h30 da manhã. Nídia foi a primeira a entrar na sala cirúrgica e o procedimento levou aproximadamente uma hora. Em seguida, a equipe médica realizou realizou a operação de implante do órgão em Lino. Os dois rins foram mantidos e o implante foi realizado um pouco abaixo de um dos rins originais. Os procedimentos foram realizados sem intercorrência e concluído às 12h.

Nídia já recebeu alta e voltaria para casa na tarde desta quinta-feira (12). Desde esta quarta-feira (11), os médicos relataram que ambos estão bem e conscientes. Lino Castilho, está respondendo dentro das expectativas esperadas com o novo rim já trabalhando e urinando via sonda. Ele deve ter alta no próximo domingo (15) ou segunda-feira (16).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sefaz-MS suplementa R$ 105 milhões com maior parte destinada à Assembleia Legislativa

VÍDEO: barracos são incendiados durante briga de família na comunidade Lagoa Park

Bandeira da Índia em Nova Delhi.

Capital da Índia tem ar mais poluído do mundo após uso de fogos de artifício

VÍDEO: Retirada de árvore com colmeia interrompe trânsito no Centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Empresário que agia com irmão em fraudes de R$ 68 milhões em MS tenta se livrar de tornozeleira

Passarela Manequim: escola de modelos foi o epicentro da moda em Campo Grande nos anos 80

'Sala de Guerra': sujeito deixou correligionários irritados com ideia sem pé nem cabeça que atraiu olhares para verbas federais em MS (Ilustração, Gemini)

‘Sala de Guerra’ e outras ideias para aparecer: colegas chamam correligionário de paspalho

Últimas Notícias

Política

Com fim do prazo, PSDB de MS pode ficar ‘sem chefia’ até decisão da Nacional

A decisão de quem vai assumir a cadeira do diretório provisório da sigla tucana

Consumidor

LISTA: preço do limão-taiti cai 9% e cebola segue em alta na Ceasa-MS

As chuvas favoreceram as colheitas e mantêm a produção estável

MidiaMAIS

‘Demorou meia-hora pra tirar da água’: Jovem de 13 anos pesca peixe imenso de quase de 1,80 metros em MS

"Filho do céu": pai entrou em euforia ao filmar pescaria do herdeiro; vídeos mostram toda a ação

Mundo

É ela? Resultado do teste de DNA de mulher que afirma ser Madeleine McCann é divulgado

Julia Wandelt alega ser Madeleine McCann, a menina que desapareceu em Portugal em 2007; saiba o resultado do teste