Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em meio a reformas, Dia do Trabalhador tem clima de receio da perda de direitos

Trabalhadores avaliam cenário político
Arquivo -

Trabalhadores avaliam cenário político

O 1º de maio, , e, também, Dia Internacional dos Trabalhadores, tem origem na luta por direitos de classe. simboliza o dia com a festa do trabalhador que ocorre todos os anos na Praça do Rádio. Este ano, no entanto, o tom de comemoração deu lugar ao de preocupação.

Trabalhadores estão apreensivos com as mudanças nos direitos garantidos, que serão alteradas pelas reformas do Executivo Nacional, atualmente em votação no Congresso, a exemplo da Reforma da Previdência, da  e da aprovação da terceirização das atividades fim, já sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB).

Camila Madalena é jovem. Com 21 anos, ela começa agora um longo caminho como trabalhadora. Ela explicou ser favorável a uma reforma da Previdência, mas discorda do texto apresentado.

“O grande ponto que atrapalha não é a existência de um déficit ou rombo, mas sim a corrupção. Hoje há muitas informações confusas do que realmente acontece. Não me sinto segura, nem no meu emprego e nem para me aposentar”, comentou.

Já aposentado, o operador de máquinas Pedro de Andrade, 64, preocupa-se com o futuro dos mais jovens. Ele teme que o filho de 24 anos não consiga se aposentar. “Me aposentei com 60, minha aposentadoria é de dois salários mínimos. A proposta de reforma é absurda e temo que meu filho de 24 anos não consiga se aposentar. Se tudo está acontecendo, se existe esse déficit é culpa de uma administração incompetente”.

“Se o governo soubesse administrar não teria nada disso. Sou a favor de uma reforma se realmente for necessário, mas do jeito que está é absurdo. Até concordo com a idade de 65 anos, mas não pra todas as pessoas, porque tem profissões que tem mais esforço que outras”, pontua.

Trabalha desde os 12 e teme o futuro

Luiz de Almeida é mestre de obras. Ele tem 46 anos e trabalha desde os 12. O trabalhador explicou que já contribuiu com a Previdência há 20 anos. Para ele, a reforma trabalhista também ameaça os direitos conquistados, especialmente a prevalência do ‘negociado’ sobre o ‘legislado’.

“Não gostei da reforma, não concordei com vários pontos, o clima que predomina é de medo e nem sei quanto mais terei que trabalhar, nem quanto mais terei que contribuir e entreguei na mão de deus”, contou.

A corretora de 51 anos, Liliane Santos, também pensa nos filhos.  “Como será amanhã pra eles, o futuro deles? Principalmente essa questão da reforma trabalhista, tenho dúvidas sobre as questões da reforma, mas sei que os pobres serão prejudicados. Espero que eu consiga me aposentar”.

“Infelizmente o povo brasileiro não luta pelo que realmente quer, e infelizmente só funciona o que eles em mandam. Estamos reféns da política”, complementou.

José dos Santos tem 47 anos e está desempregado há pouco mais de um ano. O ‘caos’ nos postos de emprego ele atribui ao governo federal.

“Se houvesse uma boa administração ao invés de tanto desvio de verba pública, eu e tantos outros brasileiros estaríamos em uma situação diferente”, enfatiza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas