Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPE sugere locais para instalação da estátua de Manoel de Barros

Decisão deve ser tomada pelo prefeito e governador
Arquivo -

Decisão deve ser tomada pelo prefeito e governador

O MPE (Ministério Público do Estado) protocolou uma petição com sugestões de locais onde a estátua do poeta pode ser instalada. O pedido foi encaminhado para o Juiz de Direito da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da Capital. O local deve ser decidido pelo prefeito, Marquinhos Trad (PDS), e pelo governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). A petição foi protocolada na última quinta-feira (14) e divulgada nesta terça (19) pelo site do MPE.

O pedido foi feito pelo Procurador de Justiça e Coordenador do CAOHURB (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Habitação, Urbanismo e Patrimônio Histórico e Cultural) Evaldo Borges Rodrigues da Costa e pela Promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro.

Conforme a petição, o procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues sugeriu que a estátua seja colocada no canteiro central dos Altos da avenida Afonso Pena, local onde já existe uma homenagem ao poeta. A estrutura ficaria próximo do “M”. O segundo local indicado pelo procurador seria ao lado do futuro Aquário do Pantanal, também na Afonso Pena.

Por fim, outra parte sugeria é no canteiro que fica no início da Avenida do Poeta, um local conhecido por estar próximo do habitat natural de animais como quatis, capivaras, pequenos símios, aves além da natureza ao redor. Nos três locais, a estátua poderia ficar em segurança para a visitação pública. 

Impasse 

No mês passado, o MPE-MS (Ministério Público do Estado) barrou e paralisou a obra de instalação da estátua em bronze do poeta Manoel de Barros, no trecho localizado entre as ruas Treze de Maio e Rui Barbosa do canteiro da Afonso Pena, que é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da Capital.

Segundo a promotoria, a obra não respeitava as regras de locais tombados como Patrimônio Histórico e Cultural e, por isso, foi paralisada. O comprovante das autorizações foi solicitado no mês passado à prefeitura que apresentasse o parecer dos órgãos responsáveis pela autorização da obra, no entanto, o município apresentou apenas o parecer favorável da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), deixando de lado a opinião do IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), sendo este último igualmente necessário.MPE sugere locais para instalação da estátua de Manoel de Barros

Obra

A estrutura de bronze foi encomendada pelo Estado em 2016 ao cartunista e escultor Victor Henrique Woitschach para homenagear o centenário de nascimento do poeta. Foram investidos R$ 232 mil e 4 meses foram necessários para a criação da estátua.

Até que o impasse se resolva sobre o local da peça, a estrutura está em exposição no Marco (Museu de Arte Contemporânea), na Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare o casaco: MS vai ter mínima de 14 °C nesta segunda-feira

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

lula

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

Últimas Notícias

Polícia

Motorista tenta fugir após causar colisão, mas acaba preso ao bater em muro de residência

Policiais iniciaram acompanhamento tático e, em seguida, o pneu do carro estourou durante uma conversão, o motorista perdeu o controle da direção e bateu no muro de uma residência

Polícia

Homem que tentou furtar joalheria só foi encontrado após shopping abrir ao público

Suspeito ficou das 5 horas até às 13h dentro da tubulação do shopping neste domingo (19)

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso da MSGás seguem abertas até 7 de novembro

Provas mudaram de data: agora, ocorrerão em 7 de dezembro

Famosos

Causa da morte de guitarrista fundador do Kiss é revelada

Família decidiu desligar aparelhos que o mantinham vivo