Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sesau audita ‘farra de plantões’, anuncia cortes em escalas e preocupa servidores

Prefeitura quer reorganizar escalas dos servidores municipais da saúde
Arquivo -

Prefeitura quer reorganizar escalas dos servidores municipais da saúde

Uma auditoria realizada nas escalas e folhas de ponto de servidores da  (Secretaria municipal de saúde pública), realizada pela administração, constatou uma ‘farra’ de plantões, principalmente de médicos, conforme alegou a assessoria de imprensa da Secretaria. As irregularidades, de acordo com a administração, motivaram reorganização das escalas, e os servidores temem redução de salário e prejuízos aos serviços prestados. 

A Prefeitura explicou que não vai cortar os plantões dos servidor. A assessoria da Sesau alega que os registros de frequência de alguns médicos, residentes e enfermeiros apresentaram disparidade de horários

A assessoria citou como exemplo plantões de residentes registrados em horário que “deveriam estar cumprindo a residência”, ou seja, que não estariam trabalhando no expediente extra. O problema, ainda assim, é antigo, já que não há ponto eletrônico. A Sesau também afirma que a diminuição dos plantões, é, na verdade, uma readequação e explica que a administração vai identificar quais escalas podem ser complementadas.

Preocupação

Servidores efetivos da Sesau relatam preocupação com supostos cortes em plantões. A diminuição do trabalho extra, de acordo com eles, deve afetar diversos setores – da vigilância até as unidades de saúde – e já é ‘ventilado’ pelas chefias dos setores. 

“Cada hora aparece um pouco de gente falando isso. No meu setor a minha superiora disse que estão querendo fazer. Em outros setores também tem acontecido, nas unidades de saúde. Cada chefia vai tentar fazer uma redução, só que infelizmente não tem mais onde reduzir. Todo mundo já reduziu, já tem três anos que está reduzindo, e que não tem reajuste e já teve redução de plantão”, contou uma funcionária do setor de vigilância em saúde, que preferiu não ser identificada.

A funcionária conta que as reduções já foram realizadas e que o setor está preocupado com a pressão para reduzir ainda mais. Os plantões variam conforme o nível de formação, conforme relatou. O valor de um plantão pago a um funcionário graduado, de acordo com ela, é de R$ 470, metade do é pago aos médicos, conforme explicou.

A questão também esbarra na falta de incentivo dos servidores. Os plantões, criados para suprir suposto déficit de funcionários da rede pública municipal, acaba cumprindo outra função para os servidores: a financeira. Isso porque, sem reajuste há 3 anos, as categorias municipais encontram no ganho extra uma saída para as despesas, conforme explicam. 

Postos 24h

Os cortes do serviço público municipal também afetariam unidades de saúde do município, os postos de saúde 24h. A funcionária afirmou que há intenção da Secretaria de que as unidades fossem fechadas, por não terem auxílio da União. A assessoria da Sesau negou previsão ou datas, mas não descartou a possibilidade e explicou que o assunto já foi discutido. De acordo com a assessoria, a questão “gerou um burburinho entre os servidores porque foi dito que esses serviços que não tem o financiamento do ministério da saúde tem a necessidade de serem readequados, mas não significa que serão extintos”.  O motivo, conforme alega a Prefeitura, é desonerar o tesouro municipal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com salário de até R$ 30 mil, MS conta com mais 200 vagas abertas em concursos públicos e processos seletivos

tempo

Com sol entre nuvens, Campo Grande terá temperaturas amenas nesta segunda-feira

Brasil registrou 1,7 milhão de trabalhadores nas plataformas digitais e aplicativos de serviços

1948 – Crime em família abala Corumbá

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

[ BASTIDORES ] Ao Mestre, com carinho…

Últimas Notícias

Famosos

Gaby Spanic dá tapa na cara de Tàmires e é expulsa de A Fazenda 17

Em protesto contra a produção de A Fazenda 17, Gaby Spanic deu um tapa na cara de Tàmires Assîs e deixou o reality

Emprego e Concurso

Semana começa com mais de 1,3 mil vagas de emprego ofertadas pela Funsat

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h

Trânsito

Militar do Exército morre após avançar placa de ‘Pare’ e colidir com Fiat Strada

Parte rontal da motocicleta colidiu contra a lateral direita do carro na madrugada desta segunda-feira (20)

Polícia

Mulher tenta apartar briga em jogo de vôlei na fronteira com MS e é morta com tiro na cabeça

Caso aconteceu em Pedro Juan Caballero na noite deste domingo