Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após escândalo, Detran-MS publica, com erro, punição para empresa que fraudou vistoria

Quatro meses após o Jornal Midiamax revelar escândalo onde uma de suas credenciadas aprova, em vistoria, um veículo sem bateria e com motor fundido há mais de 1 ano, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou, nesta quarta-feira (26), a punição aplicada a Focar Vistorias, sediada em Campo Grande. A […]
Arquivo -

Quatro meses após o Jornal Midiamax revelar escândalo onde uma de suas credenciadas aprova, em vistoria, um veículo sem bateria e com motor fundido há mais de 1 ano, o (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou, nesta quarta-feira (26), a punição aplicada a , sediada em .

A empresa foi investigada pela Corregedoria do órgão, sob os cuidados do delegado Fernando Villa de Paula, e chegou a ter as atividades suspensas cautelarmente por 45 dias, em junho passado, por ter infringido regras do Detran-MS, no que tange aos critérios definidos para atuação das vistoriadoras.

Segundo a publicação no Diário Oficial, a empresa será suspensa por 15 dias, mas, de antemão, o Detran-MS já admitiu que houve um erro, e que a portaria será corrigida e republicada na quinta-feira (27), constando, ao invés de 15, 60 dias. Na prática, entretanto, tudo igual.

Matemática do Detran-MS e proibição de ‘entrega’ de vistoria

Como a empresa já cumpriu 45 dias de suspensão cautelar, o diretor-presidente do Detran-MS, Roberto Hashioka, entendeu que ela poderia cumprir somente a diferença, de 15 dias, de suspensão.

Acontece que a punição ocorre justamente no momento em que o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da Capital, proibir o Detran-MS de entregar a empresas privadas tanto a vistoria, quanto serviços de registro, emplacamento, lacre e licenciamento de veículos, em Mato Grosso do Sul.

A Ação Civil Pública, proposta pelo promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, citou reportagem veiculada pelo Midiamax que mostra a Focar fazendo ‘vista grossa’ como prova do ‘perigo de dano’ que manter a atuação das vistoriadoras credenciadas, mesmo após inúmeras denúncias, representa para a população.

MP-MS investiga omissão do Detran-MS 

A decisão da Justiça Estadual, em caráter liminar, ainda considerou um inquérito em tramitação na 31º Promotoria do Patrimônio Público e Social que apura justamente o motivo de a Focar ter ignorado critérios técnicos do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e, ainda, suposta omissão do Detran-MS na fiscalização das credenciadas, reaberto, também após o caso ser noticiado pelo Midiamax.

À época, segundo o corregedor, a empresa nem poderia ser considerada reincidente, apesar de já ter sido alvo de outro processo administrativo, inclusive com aplicação de pena de suspensão das atividades por 30 dias, por que a ‘Comissão de Administração’ da Sejusp não teria julgado um recurso apresentado pela empresa.

Para coibir ‘vista grossa’, vistorias passaram a ser filmadas

A falta de padrão técnico nas credencias ou até mesmo a ‘vista grossa’ confessa, inspirada no caso Focar, inclusive, fez com que as regras de vistorias fossem endurecidas e a inspeção passou a ser registrada em vídeo, e o Detran-MS prometeu punir criminalmente os fraudadores. O novo padrão começou a valer no dia 1 de setembro.

Apesar de sua portaria obrigar as terceirizadas a filmarem todo o procedimento de inspeção, inclusive rosto e crachá dos funcionários responsáveis pela vistoria, o próprio Detran-MS não adotou o novo procedimento e segue com vistorias da maneira tradicional: manual.

Procurado pela reportagem, o Detran-MS destacou que o órgão vai dispor de atendimento em horários extras das 07h30 às 16h30. “O Detran comunica ainda aos usuários que as vistorias já consolidadas anteriormente à data da suspensão, serão mantidas, não havendo qualquer necessidade de se pagar novamente para efetuar outra”, traz a nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em meio a ‘crise do metanol’, bares e restaurantes de MS têm crescimento nas vendas

Água Clara firma TAC e tem um ano para implantar acolhimento infantil

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Vereador entrega pedido de intervenção do Consórcio Guaicurus ao MP nesta segunda

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Ladrão que se escondeu em tubulação de shopping saiu de Goiás para tentar furtar joalheria

Últimas Notícias

Cotidiano

Inscrições para concorrer a 30 apartamentos no Jardim Antártica abrem nesta segunda-feira

O processo da Emha é voltado às famílias com renda mensal de até R$ 2.850

Esportes

Goleiro brasileiro denuncia racismo em jogo de futebol na fronteira com MS

A discussão teria se intensificado após uma reclamação do goleiro sobre uma infração

Emprego e Concurso

Campo Grande abre seleção para engenheiro e eletricista com salários de até R$ 5,2 mil

As vagas abrangem níveis médio e superior

Famosos

Luan Pereira deixa o Dança dos Famosos após diagnóstico: ‘Maior dor que já senti’

Luan Pereira deu detalhes do diagnóstico que o fez desistir da Dança dos Famosos; saiba detalhes