Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com novo flagra em vistoria veicular, MP-MS resolve ‘desarquivar’ inquérito que já durou 3 anos

Depois de reportagem do Jornal Midiamax flagrar e registrar em vídeo novo caso de fraude envolvendo a aprovação em vistoria veicular de um carro com motor fundido, o MP-MS (Ministério Público Estadual) voltou atrás e desarquivou o inquérito que já tinha apurado caso semelhante em cinco vistoriadoras credenciadas pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de […]
Arquivo -

Depois de reportagem do Jornal Midiamax flagrar e registrar em vídeo novo caso de fraude envolvendo a aprovação em vistoria veicular de um carro com motor fundido, o MP-MS (Ministério Público Estadual) voltou atrás e desarquivou o inquérito que já tinha apurado caso semelhante em cinco vistoriadoras credenciadas pelo (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul).

A decisão foi publicada nesta quinta-feira (5), assinada pelo promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri, que pediu o arquivamento do inquérito em maio deste ano. Segundo a publicação, as investigações foram desarquivadas por “fatos novos”. No pedido de arquivamento, que foi aprovado pelo do Ministério Público de MS, os procuradores consideraram que o caso estava fechado porque o Detran-MS tinha informado que supostamente teria ‘tomado providências’.

Se tomou, foram ineficazes. Uma das implicadas no inquérito arquivado pelo MP-MS após 3 anos de investigação é a Focar. Justamente a empresa que foi flagrada pelo Jornal Midiamax liberando um carro com o motor fundido e sem peças essenciais para a segurança veicular, em apenas 3 semanas de investigação jornalística. 

O Detran-MS, alvo de inúmeras denúncias com suspeitas de irregularidades como acobertamento de erros e até legalização de veículos com sinais identificadores supostamente alterados, não chegou a ser tratado como alvo da investigação. Pelo contrário, foi ouvido e, com uma declaração de que teria adotado uma “postura de controle de irregularidades”, convenceu o MP-MS a dar o caso por encerrado.

‘Jeitinho brasileiro’

Naquela época, em 2015, as investigações também tiveram início após reportagem do Midiamax, que flagrou vistoriadoras credenciadas aplicando o chamado ‘jeitinho brasileiro’ e dando laudos positivos para um carro que teve peças importantes como amortecedor e sistema de freios isolados.

Uma das empresas notificadas pelo Detran-MS, a Focar, foi flagrada um mês depois do arquivamento do inquérito aprovando novamente um veículo Peugeot, sem bateria e com motor fundido.

Questionado pela reportagem na época do flagrante, o dono oficial da vistoriadora, Antônio Gregório, admitiu o laudo adulterado. “Às vezes a gente até faz, como o carro é novo, o motor tá [sic] estragado, às vezes até isso aí. Não é um procedimento certo, mas às vezes acontece”, admitiu.

Assista ao vídeo abaixo:

Vistoriadora suspensa e vistorias gravadas

O caso levou o Detran-MS a adotar medidas para evitar novas fraudes. Uma delas foi a emissão de uma portaria estabelecendo que as credenciadas deverão registrar em vídeo as vistorias, mostrando o estado dos veículos e suas peças.

Os registros deverão ser armazenados por no mínimo 12 meses e serão “analisados criticamente” por uma mesa responsável por identificar o cumprimento das normas técnicas pertinentes à vistoria de identificação veicular, segundo a portaria.

Irregularidades poderão ser encaminhadas ao MP-MS, ainda conforme a publicação. Outra ação em resposta ao flagrante foi a suspensão das atividades da Focar Vistoria Veicular pelo prazo de 45 dias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

simulação sangue

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

CNH

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Últimas Notícias

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado

Economia

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

A moeda recua 1,10% na semana, mas avança 2,26% em outubro

Política

Vereador vê gesto ofensivo na Câmara de Campo Grande, mas vereadora alega condição médica

Parlamentar falava sobre relatório da CPI do Consórcio Guaicurus quando ato teria acontecido