Pular para o conteúdo
Cotidiano

Detran é notificado e diz que irá cumprir liminar que determina suspensão de vistoriadoras

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) confirmou que recebeu notificação da liminar, concedida pelo juiz David Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais Homogêneos de Campo Grande, que suspende a atuação de empresas de vistoria veicular credenciadas pelo órgão de trânsito. Por meio de nota, o […]
Arquivo -

O (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) confirmou que recebeu notificação da liminar, concedida pelo juiz David Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais Homogêneos de , que suspende a atuação de empresas de vistoria veicular credenciadas pelo órgão de trânsito. Por meio de nota, o Detran-MS afirmou que cumprirá os efeitos da liminar.

“O Detran-MS irá cumprir a determinação da Justiça e suspender o atendimento nas ECV´s (Empresas Credenciadas de Vistorias). O órgão foi oficialmente intimado da decisão no fim da tarde de ontem e já tomou todas as providências”, traz a comunicação oficial.

A liminar atende pedido do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que abriu Ação Civil Pública pedindo à Justiça que o Detran-MS suspendesse que empresas privadas credenciadas possam executar serviços de vistoria, registro, emplacamento, lacre e licenciamento de veículos, por entender que o órgão estadual fere competência federal ao credenciar empresas para o serviço. No Estado, cerca de 40 empresas realizam vistorias.

A Ação Civil Pública teria sido motivada após novos flagrantes, noticiados pelo Jornal Midiamax, de fraude em processos de vistoria. A reportagem flagrou, em vídeo, um veículo com motor fundido e sem bateria sendo aprovado pela empresa Focar, mesmo tendo chegado à vistoriadora na carroceria de um guincho.

A credibilidade da fiscalização do Detran-MS, por meio da corregedoria, também foi posta em xeque pela Ação: o corregedor de Trânsito do Detran-MS, delegado Fernando Villa de Paula, foi flagrado em vídeo, sem saber que era filmado, classificando denúncias e flagrantes nas vistoriadoras como ‘montagens para foder as empresas’. Todavia, a responsabilidade correicional sobre os atos administrativos do órgão é de quem ocupa o cargo de corregedor, sendo dele a responsabilidade de investigar e punir eventuais condutas ilícitas.

O corregedor, no entanto, disse que o autor das denúncias estaria agindo ‘por interesse próprio’ com intenção de ‘trazer descrédito’.

Associação diz que vai recorrer

Na manhã da segunda-feira (24), a diretoria da Assovis-MS (Associação das Empresas de Vistoria de Mato Grosso do Sul) esteve em reunião no Detran-MS, na qual foi informada da liminar. Ao Jornal Midiamax, a entidade afirmou que deverá recorrer da liminar, já que o credenciamento de empresas para a foi garantido a partir da Resolução 466, publicada pelo Contran em dezembro de 2013.

“Entendemos que o Ministério Público foi cauteloso porque uma das empresas foi, de fato, flagrada fraudando as vistorias. Mas, além de haver uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que permite o credenciamento de empresas para vistoria veicular, essa suspensão após a publicação da nova portaria do Detran-MS, que faz com que todas as vistorias sejam filmadas, é desnecessária. A eficiência é tanta que o número de reprovações aumentou significativamente neste mês e todo o processo é registrado com fotos e vídeos”, destaca o presidente da entidade, José Rui de Sousa Coutinho.

A portaria citada, no caso, é a 27/2018, que obriga que as empresas vistoriadoras em MS passem a registrar em fotos e vídeo, conforme os procedimentos técnicos exigidos pelo Contran, todo o processo de vistoria veicular. Segundo a associação, o número de reprovações de vistorias após implantação do novo sistema aumentou consideravelmente neste mês, o que reforçaria eficiência do procedimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Vereador entrega pedido de intervenção do Consórcio Guaicurus ao MP nesta segunda

Ladrão que se escondeu em tubulação de shopping saiu de Goiás para tentar furtar joalheria

Mora no interior? Cidades de MS oferta 3,3 mil vagas neste início de semana

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do MPMS recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

votos candidatura ladário

Prazo para regularizar título de eleitor cancelado termina no dia 24 de outubro

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Campo Grande abre seleção para engenheiro e eletricista com salários de até R$ 5,2 mil

As vagas abrangem níveis médio e superior

Famosos

Luan Pereira deixa o Dança dos Famosos após diagnóstico: ‘Maior dor que já senti’

Luan Pereira deu detalhes do diagnóstico que o fez desistir da Dança dos Famosos; saiba detalhes

Cotidiano

Em meio a ‘crise do metanol’, bares e restaurantes de MS têm crescimento nas vendas

Dados da Abrasel Stone indicam que alta foi de 1%, sendo o segundo Estado sem impacto negativo nas vendas

Transparência

Água Clara firma TAC e tem um ano para implantar acolhimento infantil

Município não dispõe do serviço e apresenta "demanda reprimida" por acolhimento, descumprimento prevê multa de R$ 1 mil por dia