Pular para o conteúdo
Cotidiano

Detran-MS recorre de liminar e presidente do TJ-MS deve analisar suspensão de credenciadas

O diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Roberto Hashioka, afirmou nesta quinta-feira (27) que o órgão recorreu da liminar que suspendeu, na última sexta-feira (21), ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria) de executarem vistorias veiculares. De acordo Hashioka, a petição alega que a suspensão pode gerar grave lesão à ordem […]
Arquivo -
Foto: Marcos Ermínio | Midiamax
Foto: Marcos Ermínio | Midiamax

O diretor-presidente do (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Roberto Hashioka, afirmou nesta quinta-feira (27) que o órgão recorreu da liminar que suspendeu, na última sexta-feira (21), ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria) de executarem vistorias veiculares.

De acordo Hashioka, a petição alega que a suspensão pode gerar grave lesão à ordem pública, já que o próprio órgão não tem condições, atualmente, de absorver toda a demanda de vistorias na Capital.

A peça alega, ainda, que, que a decisão seria equivocada, já que o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos não teria ouvido nem as empresas nem o próprio Detran-MS, para conceder o pedido do promotor Marcos Alex Vera de Oliveira.

A análise do pedido está nas mãos do presidente do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Divoncir Schreiner Maran.

A Assovis (Associação das Empresas de Vistoria de Mato Grosso do Sul) anunciou que também vai recorrer da decisão, por entender que o credenciamento é previsto pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e autorizado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e, além disso, não haveria nenhuma irregularidade nos contratos que justificasse tal medida.

“O que de tão urgente justificaria da noite para o dia uma decisão bloqueando tudo? As pessoas não são obrigadas a fazer inspeção nas privadas, isso é apenas uma possibilidade, uma comodidade” afirmou o advogado da Assovis, Leonardo Loubet.

Loubet ainda lembrou que, desde setembro, por força de portaria, as empresas credenciadas são obrigadas a filmar todo o procedimento de inspeção veicular, justamente para coibir fraudes, como o caso citado pelo promotor Marcos Alex, na Ação Civil Pública.

O caso em questão envolve a credenciada Focar, alvo de inquérito na 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande. Ontem (26), o Detran-MS publicou a punição e a empresa ficará 60 dias suspensa.

Vistoria

Na manhã desta quinta-feira (27), Roberto Hashioka explicou que a alegação da promotoria na liminar que suspendeu as ECV (Empresas Credenciadas de Vistoria) seria de inconstitucionalidade. Hashioka destacou ainda que para diminuir o impacto da suspensão das vistoriadores, e consequente aumento da demanda por vistoria na sede do Detran, o órgão ampliou horário de atendimento, das 7h30 às 16h30, e aumentou número de servidores que realizam o serviço, de 12 para 18.

Ainda de acordo com o diretor do Detran, o órgão já trabalha para adotar, em sua sede, o processo de automatização das vistorias, do mesmo modo que cobra das vistoriadoras.

Além da sede do Detran, na saída para , Hashioka destacou que é possível agendar o serviço de vistoria na unidade do órgão localizada no Shopping Bosque dos Ipês, na saída para . (Colaborou Guilherme Cavalcante)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas