Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores pedem e MPMS recomenda que carnaval não aconteça mais na Esplanada Ferroviária

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recomendou que os blocos de carnaval não aconteçam mais na Esplanada Ferroviária a partir de 2019. A orientação aconteceu depois que moradores, comerciantes e membros da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande, protocolaram abaixo-assinado no órgão em março deste ano. No documento, requerentes […]
Arquivo -

O (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recomendou que os blocos de carnaval não aconteçam mais na Esplanada Ferroviária a partir de 2019. A orientação aconteceu depois que moradores, comerciantes e membros da Associação da Feira Central e Turística de , protocolaram abaixo-assinado no órgão em março deste ano.

No documento, requerentes afirmam que em alguns anos atrás, os carnavais costumavam ser mais tranquilos, sem algazarras e com público reduzido. Depois das festas, os moradores até ajudavam a limpar as ruas e só depois iam para casa.

No entanto, depois de um tempo, os blocos de carnaval começaram a se tornar muito populares e começaram a atrair muitas pessoas e as consequências, segundo o documento, são catastróficas.

“Com o passar dos anos, o evento foi se avolumando e profissionalizando, com a presença de distribuidoras de bebidas subsidiando os grupos – Cordão da Valú, Capivara Blasé e Tropicanapa. O número de pessoas foi crescendo, ano a ano, e fugiu do controle”, diz trecho do abaixo-assinado, que criticou também o comportamento exagerado dos foliões.

Nesta sexta-feira (16), uma reunião aconteceu no MPMS e contou com a presença dos requentes e da Promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro.

Na ata da reunião, foi analisado que os elementos colhidos durante o inquérito civil instaurado, chegou-se à conclusão, por unanimidade, que a realização de grandes eventos na Esplanada Ferroviária, como carnaval, enterro dos ossos e etc, não seriam mais possíveis de serem realizados.

A promotora então sugere que aconteça uma avaliação em conjunto com os blocos e cordões independentes sobre a escolha de outro local para a realização do carnaval já em 2019.

“Foi esclarecido que será expedida recomendação pelo Ministério Público para a não permissão de realização dos eventos, tais como carnaval, enterro dos ossos e afins, na esplanada ferroviária e entorno de Bens Culturais protegidos, no ano de 2019 e posteriores, para formalização”, diz ata.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado em shopping na fronteira tentou ser vereador em Coronel Sapucaia em 2024

BC sobre instabilidade no Pix: sistemas administrados pela autarquia funcionam normalmente

Detran-MS tem falha e serviço de recurso de multas está fora do ar

ucrania

Líderes europeus devem se reunir na semana para novas discussões sobre cessar-fogo na Ucrânia

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Prefeitura de Ladário revoga contrato com advogados após ‘puxão de orelha’ de promotor

Últimas Notícias

Polícia

Homem em surto é baleado após tentar ferir policial militar em Angélica

Caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (20); segundo informações, indivíduo já havia ameaçado com faca outros moradores

Mundo

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

Mais de 500 aplicativos foram afetados por pane global

Política

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Alienação de imóvel e transferência milionária embasam o pedido de indiciamento que consta no relatório

Polícia

Vendedor de doces é preso após invadir Camelódromo e chutar segurança em Campo Grande

Homem teria agredido o segurança ao ser orientado a não vender no Camelódromo