Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para despachantes, tendência é que filas de vistorias no Detran-MS só piorem

Os efeitos da liminar que suspendeu as ECV (Empresas Credenciadas de Vistorias) de realizarem serviço de vistoria veicular se tornaram o pesadelo não só de proprietários de veículos, mas também de despachantes clientes no processo de vistoria veicular. Com longas filas de espera que chegam a durar ao menos duas horas, os profissionais cobram do […]
Arquivo -

Os efeitos da liminar que suspendeu as ECV (Empresas Credenciadas de Vistorias) de realizarem serviço de se tornaram o pesadelo não só de proprietários de veículos, mas também de despachantes clientes no processo de vistoria veicular. Com longas filas de espera que chegam a durar ao menos duas horas, os profissionais cobram do (Departamento Estadual de Trânsito de MS) uma solução para equacionar o fluxo e devolver normalidade aos atendimentos.

Para despachantes, tendência é que filas de vistorias no Detran-MS só piorem
Clientes reclamaram da demora que chegou a três horas (Foto: Arquivo do leitor)

“Em eram 10 vistoriadoras que funcionavam o dia inteiro, além do Detran-MS. E o procedimento que elas passaram a adotar neste mês era bem mais ágil, tudo on-line. Precisamos de mais eficiência nas vistorias, que elas voltem a ser rápidas, pois lá só atende até 13h”, pontua Marcio Barbosa, presidente do Sindesp-MS (Sindicato dos Despachantes Documentalistas do Estado de MS).

As longas filas e o grande tempo de espera para a realização das vistorias começou a ser percebido com mais intensidade nesta quarta-feira (26). No pátio do Detran-MS, houve relatos de demora de 1h30 até 3h no atendimento. Despachantes sentiram-se particularmente afetados.

“Se a pessoa tiver dois carros para vistoriar, já não vai conseguir em um dia. Não gostei dessa mudança, se pelo menos fizesse o dia inteiro já era um ganho. Só o Detran-MS pode fazer e eu perco a minha manhã de trabalho aqui esperando a fila”, protesta o despachante Vanilton dos Santos, de 47 anos.

Solução

O presidente do Sindesp-MS afirma que espera que o Detran-MS apresente uma solução, já que a rotina e até mesmo faturamento da categoria está sendo diretamente afetada pela lentidão no serviço executado pelo Detran-MS.

“Fica muito difícil atender mais de um cliente por turno, pois leva a manhã inteira no pátio, praticamente. Outro problema é que a vistoria que o Detran-MS faz ainda é a antiga, enquanto a das credenciadas já era o [sistema] on-line. Era filmado, todo integrado e bem rápido. Agora, depois da vistoria, precisamos ainda ir a outro bloco para poder cadastrar os laudos. É um processo muito mais lento”, comenta.

Ampliação

Procurado pela reportagem, o Detran-MS destacou que o órgão vai dispor de atendimento em horários extras das 07h30 às 16h30. “O Detran comunica ainda aos usuários que as vistorias já consolidadas anteriormente à data da suspensão, serão mantidas, não havendo qualquer necessidade de se pagar novamente para efetuar outra”, traz a nota.

 

Para despachantes, tendência é que filas de vistorias no Detran-MS só piorem
Pátio do Detran-MS ficou lotado de carros. (Foto: Marcos Ermínio)

Entenda o caso

O Detran-MS foi proibido pela Justiça desde sexta-feira (21) de entregar para empresas credenciadas a execução de serviços como vistoria veicular, registro, emplacamento, lacre e licenciamento de veículos. Com isso, o Detran-MS tornou-se o único local para realizar o serviço.

A decisão atende pedido do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) após novos flagrantes levados ao público pelo Jornal Midiamax colocarem sob suspeita a eficiência das credenciadas e o trabalho de fiscalização da Corregedoria de Trânsito no órgão.

De acordo o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, autor da ação, o órgão estadual fere competência federal ao credenciar empresas para o serviço. No Estado, cerca de 40 empresas realizam vistorias. As empresas vistoriadoras, no entanto, destacam que o credenciamento é amparado na Resolução 466, publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em dezembro de 2013.

A Ação Civil Pública citou reportagem veiculada pelo Midiamax como prova do ‘perigo de dano’ que manter a atuação das vistoriadoras credenciadas, mesmo após inúmeras denúncias, representa para a população. A reportagem flagrou, em vídeo, um veículo com motor fundido e sem bateria sendo aprovado pela empresa Focar, mesmo tendo chegado à vistoriadora na carroceria de um guincho

Na terça-feira (25) os pátios das credenciadas já estavam vazios e portões de algumas permaneceram fechados. Uma das vistoriadas estampou uma faixa informando os clientes de que o serviço está suspenso temporariamente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria