Pular para o conteúdo
Cotidiano

Acima dos 30: Sem incentivo e grana, veteranos no Enem tentam aprovação na universidade

Voltar à faculdade em um momento mais maduro da vida e concluir o ensino superior é o sonho de quase 10 mil sul-mato-grossenses inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. O grupo é formado por pessoas com idade entre 31 e 59 anos, que representam 13,9% dos 70 mil inscritos em MS. […]
Arquivo -
(Foto: Leonardo de França)
(Foto: Leonardo de França)

Voltar à faculdade em um momento mais maduro da vida e concluir o ensino superior é o sonho de quase 10 mil sul-mato-grossenses inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. O grupo é formado por pessoas com idade entre 31 e 59 anos, que representam 13,9% dos 70 mil inscritos em MS.

Os números são do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e boa parte dos candidatos desse perfil já teve a oportunidade de ingressar no ensino superior, mas por diferentes razões, não conseguiu concluir os estudos.

É o caso do manobrista Lindenberg Lopes da Silva, de 32 anos, que já frequentou três universidades. “Estudei o curso de direito em uma instituição particular por 3 meses, mas não consegui dar continuidade devido ao valor da mensalidade. As outras duas tentativas também não deram certo e agora tentarei outra vez”, conta.

A falta de incentivo familiar para os estudos entre os 18 e 25 anos, e o compromisso de sustentar a esposa e os três filhos, direcionaram a atenção do manobrista para o trabalho.

“Eu venho de uma família muito pobre e concluí o Ensino Médio aos 18 anos. Naquela época a minha família não me incentivava e aprendi sobre a importância do trabalho, mas sempre gostei de ler e nunca desisti do meu sonho, que é concluir o ensino superior. Quero dar o exemplo aos meus filhos, pois o caminho certo está no estudo”, afirma.

Sonho antigo

Conciliar as tarefas de dona de casa, as responsabilidades de ser mãe, o trabalho e um curso superior, além da falta de incentivo da família para o estudo, também impediram a frentista Vilma Barbas Costa, de 43 anos, de entrar em uma universidade no passado.

Acima dos 30: Sem incentivo e grana, veteranos no Enem tentam aprovação na universidade
(Foto: Leonardo de França)

Após 20 anos sem estudar, Vilma decidiu voltar à sala de aula e dar continuidade a um sonho antigo, que é ser farmacêutica. Neste ano a frentista fará a prova do Enem pela 3° vez. O objetivo dela é alcançar pontuação suficiente para cursar farmácia na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

“Eu não tenho condições de pagar a mensalidade do curso em uma universidade particular. Na vez passada eu apresentei minha pontuação do Enem em uma instituição, mas o valor do desconto ainda estava pesado, por isso não consegui iniciar o curso daquela vez”, afirma.

Vilma concilia o trabalho no posto de combustível com um curso preparatório para o Enem. “Mesmo hoje, com meus filhos adultos, não é fácil conciliar trabalho e estudo, mas ainda assim é meu sonho e vou tentar alcançar a pontuação para estudar na Federal”, conta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Últimas Notícias

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima

Esportes

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Contra a Inglaterra no próximo sábado (25)

Polícia

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen

Polícia

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Equipes do CCZ e a ONG Anjos de Rua foram ao local