Pular para o conteúdo
Política

Câmara de Campo Grande recebe proposta de CPI dos Ônibus e cinco vereadores já assinaram

A Câmara dos Vereadores de Campo Grande recebeu nesta terça-feira (25) uma proposta para criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as denúncias que se acumulam sobre o suposto descumprimento do contrato milionário de concessão do transporte coletivo urbano. O requerimento da CPI dos Ônibus já chegou com assinatura de cinco parlamentares. Já […]
Arquivo -
(Foto: Richelieu Pereira)
(Foto: Richelieu Pereira)

A Câmara dos Vereadores de recebeu nesta terça-feira (25) uma proposta para criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as denúncias que se acumulam sobre o suposto descumprimento do contrato milionário de concessão do transporte coletivo urbano. O requerimento da CPI dos Ônibus já chegou com assinatura de cinco parlamentares.

Já assinaram o requerimento: Vinicius Siqueira (DEM), André Salineiro (PSDB), Cida Amaral (PROS), Dr. Loester (MDB) e Dr. Viana (PSDB). Um dos requisitos para abertura é o aval de 10 parlamentares.

Inicialmente a base do Prefeito Marquinhos Trad (PSD) resiste à ideia, apesar de o presidente do , João Rezende, afirmar que não tem nada a temer e garantir que tudo que faz está dentro da lei.

Os vereadores que tentam atrasar a CPI defendem que é necessário tentar ‘outras formas’ de diálogo antes de partir para uma investigação. Já os parlamentares que querem apurar a série de denúncias envolvendo inúmeros problemas no transporte coletivo de Campo Grande lembram que há dois anos tentam dialogar, mas são completamente ignorados.

Além da e dos promotores de Justiça, os parlamentares eleitos pelos campo-grandenses também têm prerrogativa e dever de fiscalização dos atos do executivo, como a manutenção do contrato de concessão.

Até mesmo o presidente da Comissão de Transporte, vereador Júnior Longo (PSB) admitiu que a Câmara Municipal de Campo Grande é completamente ignorada pelo Consórcio Guaicurus e pelos órgãos municipais que têm responsabilidade de gerir e fiscalizar o contrato de concessão, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos).

O vereador Vinicius Siqueira (DEM), que apresentou a proposta, fez uso da tribuna em sessão defendeu a abertura da CPI. “A população clama por mais uma CPI, que a população está descontente e está reclamando diariamente através de publicação na imprensa. A casa não pode ficar à margem e não investigar o que está acontecendo. Então se faz necessária a criação da CPI”.

O proponente da investigação afirmou que não há um prazo para colher assinaturas e que agora é o momento da população pressionar os parlamentares, para questioná-los se apoiam ou não a CPI.

Denúncias graves

Após uma série de denúncias feitas por passageiros e motoristas, até servidores municipais ligados aos serviços de gestão e fiscalização do contrato milionário ganhado pelo Consórcio Guaicurus em licitação realizada em 2012, no fim do mandato de Nelsinho Trad (PSD) como prefeito, resolveram revelar supostas irregularidades e pressão para fazerem ‘vista grossa’.

Nesta segunda-feira (24) o Jornal Midiamax revelou que mais de 150 ônibus ficam parados todos os dias, mesmo nos horários de maior movimento. A prática serviria para os empresários economizarem, e piora a qualidade do serviço oferecido aos passageiros, com mais lotação e diminuição na velocidade média dos ônibus.

João Rezende, presidente do Consórcio Guaicurus, admitiu que quase um terço da frota é mantida parada e culpa a Agetran pela prática. Segundo ele, quem define as ordens de serviços para as empresas é o órgão municipal.

Segundo os servidores que resolveram falar com o Jornal Midiamax, o temor é de que para justificar a inércia frente às irregularidades, os órgãos de fiscalização acabem punindo quem está ‘na ponta’ e, de acordo com eles, ‘apenas cumpre ordens’.

Recentemente, após a série de reportagens apontando suspeitas de irregularidades, como a suposta manobra dos empresários para economizar aumentando o tempo de esperao ‘clima teria mudado com relação à ação fiscalizatória’.

A Agereg até informou que notificou o Consórcio para justificar o suposto corte nas tabelas.

Vale lembrar que um inquérito no MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) investiga porque a Agereg teria liberado o Consórcio Guaicurus até de pagar 2200 multas de trânsito.

Articulados, mais novos e com ar condicionado parados

Além de parar mais ônibus do que deveria na suposta ‘frota reserva’, o Consórcio também mantém parados ônibus articulados, os carros com ar-condicionado e os veículos mais novos, que chegaram em Campo Grande na última aquisição do Consórcio Guaicurus.

Atualmente as empresas mantêm mais de 50 ônibus vencidos em circulação. Mesmo assim, a Agereg afirmou que ainda pretende ‘reavaliar a multa’, mesmo após o prazo dado ao Consórcio se esgotar.

A falta de conforto é uma das principais reclamações de trabalhadores e estudantes que usam cotidianamente os ônibus, sempre atrasados, lotados, velhos e quentes.

Câmara de Campo Grande recebe proposta de CPI dos Ônibus e cinco vereadores já assinaram
Articulado parado próximo ao terminal Guaicurus. A cena se repete na garagem da Viação Cidade Morena, onde também foi possível identificar o segundo veículo articulado encostado. (Foto: Leonardo de França)

Com o transporte péssimo, os passageiros fogem para opções como os aplicativos de transporte ou motocicletas e dificilmente quem ganha pelo menos um pouco acima da média nacional se submete ao suplício do serviço de transporte coletivo urbano em Campo Grande.

O trânsito piora e as empresas ainda tentariam usar a queda no número de clientes para aumentar os lucros, justificando aumento na tarifa e isenção fiscal milionária que recebe desde 2013.

Recentemente, o Procon-MS entrou na briga de forma tímida, e se limitou a autuar o Consórcio pela segunda vez, com ‘risco’ de multa de R$ 100 mil depois de inúmeras denúncias dos passageiros sobre os atrasos constantes.

Nelsinho, Bernal, Olarte e Marquinhos…

O prefeito Marquinhos Trad (PSD), pressionado sobre a postura da Prefeitura diante de tantos problemas, ressalta que foi o primeiro prefeito a pelo menos autuar o Consórcio Guaicurus com possibilidade real de multa.

Desde a assinatura do contrato milionário no final do mandato do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PSD), em 2012, passaram pela Prefeitura de Campo Grande Alcides Bernal (PP), Gilmar Olarte (Sem Partido) e Marquinhos Trad (PSD).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Ruy Ferraz Fontes: 7° suspeito de participar da morte de ex-delegado-geral é preso

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Últimas Notícias

Mundo

EUA compraram o equivalente a US$ 339 milhões em pesos argentinos entre 9 e 15 de outubro

Secretário de Trump afirmou que compras foram feitas à vista

Emprego e Concurso

Suzano abre três processos seletivos para preencher vagas em para Ribas do Rio Pardo

A inscrição pode ser feita por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano

Mundo

Trump pede à Suprema Corte para autorizar envio da Guarda Nacional para Chicago

Republicano pediu urgência para envio de militares; região é administrada por políticos da oposição de Trump

Esportes

Em Campo Grande, Dani Lins destaca importância de exemplo para novas gerações

Experiente, Dani destacou que sua motivação é o público e também sua filha. Disse que seguirá jogando enquanto estiver feliz, pois quer inspirar e levar alegria para os fãs do esporte