Pular para o conteúdo
Cotidiano

Clima seco favorece e queimadas em junho aumentam 81% em Campo Grande

Não tão comuns nesta época do ano, o número de queimadas aumentou expressivamente com a chegada do mês de junho e o tempo seco em Mato Grosso do Sul. Dados do Corpo de Bombeiros mostram que do dia 1° de junho até o último domingo (16), foram atendidos 487 focos de incêndio na Capital, enquanto […]
Arquivo -
(Foto: Marcos Ermínio)
(Foto: Marcos Ermínio)

Não tão comuns nesta época do ano, o número de queimadas aumentou expressivamente com a chegada do mês de junho e o tempo seco em Mato Grosso do Sul. Dados do mostram que do dia 1° de junho até o último domingo (16), foram atendidos 487 focos de na Capital, enquanto em maio inteiro foram 269 atendimentos – um aumento de 81%.

No interior do estado, os Bombeiros atenderam 136 queimadas em junho, contra 144 atendimentos realizados em todo o mês de maio. Desde o início do ano, as queimadas somam 2.121 atendimentos. Em 2018, foram 4.610 focos de incêndio atendidos.

O aumento do número de queimadas em junho não é tão comum, já que apesar do tempo seco, é durante os meses de ventania que os incêndios são mais frequentes. “Mas é fato que em todo ano, de julho a setembro, as ocorrências aumentam de forma considerável”, explica o Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros explica que o Plano de Operações começou no fim de março para manutenção e compra de materiais, treinamentos da tropa e de voluntários, além de campanhas contra incêndios florestais e urbanos. Apesar do aumento no número de incêndios em junho, é em julho que o Corpo de Bombeiros inicia a fase de respostas, quando terá foco em combater incêndios em vegetação e as unidades irão dispor de uma guarnição extra para o atendimento.

Os focos de calor são uma faixa de 30 por um metro, com temperaturas acima de 47°C, o que não é necessariamente um incêndio florestal. “Nossos dados são específicos de atendimentos realizados pelas equipes de Bombeiros Militares aos incêndios florestais que necessitam de intervenção imediata”, diz o Corpo de Bombeiros.

O que fazer quando o vizinho faz queimadas? A quem denunciar?

Com o tempo seco, muita gente aproveita para ‘limpar’ terrenos baldios com o uso do fogo. Casos como este são cada vez mais comuns e incomodam quem vive no entorno do local, até mesmo pela dificuldade de respirar. Nestas situações, além dos Bombeiros, o morador também pode recorrer à Prefeitura.

Segundo o CBM, dependendo da quantidade de viaturas disponíveis e da demanda, uma triagem nos casos de incêndio é necessária. “Será avaliado o risco que este incêndio ou a própria fumaça oferece a escolas, hospitais, vias públicas, centros de saúde e residências”.

Na Capital, o morador pode ligar para o número 156 da Prefeitura para registrar denúncia, quando o fiscal irá até o local e pode notificar ou multar o dono do terreno. O morador também pode ligar para o número 190, caso o incendiário esteja no local, ou pode ir até a delegacia registrar Boletim de Ocorrência. O número de contato da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) é 3325-2567 ou 3382-9271. Para chamar a Patrulha Ambiental da Guarda Civil de , ligue para o número 3314-7083.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Gatinhos são jogados em bueiro para morrer e moradores pedem ajuda no Nova Lima

Trump demonstrou interesse em reunião com Lula, possivelmente na Malásia, diz imprensa dos EUA

Ministra Esther Dweck vem a MS entregar 20 imóveis da União com foco social e na educação

Projeto para empréstimo de 80 bilhões de dólares ao Governo de MS passa pela CCJR

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Vale atrasado dos trabalhadores representa apenas 8% do ganho mensal médio do Consórcio em 10 anos

‘Estamos em negociação’, diz diretor do Consórcio Guaicurus após 2 horas de reunião na Prefeitura

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Consórcio Guaicurus deixou de pagar quase R$ 7 milhões em ISS em 2025

PAPY cpi consórcio

Papy quer criar fundo de garantia ao Consórcio com recurso público após paralisação

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeitura determina novas regras para autorização sanitária de eventos em Campo Grande

Organizadores de eventos deverão se atentar a regras da Sesau para obter autorização

Polícia

Pesquisador diz que violência na fronteira é ligada a ‘empresários do crime’ e ‘banalização’

Doutor em criminologia ouvido pela reportagem do Midiamax diz que armas e pistoleiros estão disponíveis tanto para uso do crime organizado, quanto para resolução de conflitos pessoais

Política

Gerson Claro confirma pretensão de disputar cadeira no Senado Federal em 2026

Pela primeira vez o presidente da Alems disse que vai concorrer ao cargo pelo PP

Famosos

Quem é quem? Renata Vasconcellos e irmã gêmea combinam looks e confundem fãs

Renata Vasconcellos e a irmã gêmea Lanza Mazza surgiram idênticas em uma gravação da TV Globo