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Cotidiano

Com inauguração para agosto de 2023, ponte de Porto Murtinho é início da Rota Bioceânica

Uma visita técnica na manhã desta terça-feira (19) reuniu autoridades brasileiras e paraguaias no ponto do rio Paraguai, em Porto Murtinho, onde deve ser construída uma ponte que ligará os dois países. Segundo o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Jaime Verruck, a previsão é de […]
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Com inauguração para agosto de 2023, ponte de Porto Murtinho é início da Rota Bioceânica
, autoridades paraguaias, além de representantes da se reuniram para finalizar projeto (Foto: Marcelo Armoa/Segov)

Uma visita técnica na manhã desta terça-feira (19) reuniu autoridades brasileiras e paraguaias no ponto do rio , em , onde deve ser construída uma ponte que ligará os dois países. Segundo o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Jaime Verruck, a previsão é de que o pontapé para a Rota Bioceânica seja inaugurado até agosto de 2023.

“Hoje temos orçamento, temos projeto, tem uma equipe técnica já trabalhando aqui, portanto as condições todas estão reunidas. É um grande passo para a estruturação logística e a integração econômica do Estado de Mato Grosso do Sul, e torna realidade o sonho de muitas pessoas que pensaram e discutiram a concretização de uma rota bioceânica”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Verruck, os dois lados estão fazendo esforços concentrados para concluir todos os projetos e trâmites burocráticos em 12 meses, de modo que a obra seja iniciada o mais rápido possível. O investimento estimado é de US$ 75 bilhões, custeado pela Itaipu e o governo do Paraguai e ligará a cidade de Mato Grosso do Sul a de Carmelo Peralta, no país vizinho.

Este foi o primeiro encontro de trabalho para discutir o projeto entre as autoridades dos dois países. Estavam presentes também diretores da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional. A visita técnica teve o objetivo de definir o local em que a ponte será construída, explicou Carlos Marun, diretor da Itaipu Binacional.

“A partir daí é possível a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho de Administração para aprovar os recursos destinados ao custeio da fase preparatória, que seriam os estudos, o licenciamento”, declarou o diretor.

Conforme o diretor-geral da Itaipu no Paraguai, Jose Alberto Alderete, “a construção das pontes vai promover o desenvolvimento da fronteira Paraguai-Brasil e proporcionar benefícios para a população dessa região”.

A diretora financeira de Itaipu, Monica dos Santos, o diretor de coordenação da entidade, Miguel Gomez, o deputado federal Vander Loubet (PT), além de técnicos do Departamento de Engenharia da Itaipu também participaram da visita.

Projeto

O local escolhido para construir a ponte fica a pouco mais dez quilômetros à direita da cidade de Porto Murtinho, subindo o rio. Para tanto será preciso implantar um trecho de 11 km de asfalto costeando o rio, a partir da BR-267. No lado paraguaio serão mais 4 km até a área urbana de Carmelo Peralta. A obra terá como parâmetro a ponte estaiada construída sobre o rio e que liga a cidade de Paranaíba a Porto Alencastro (MG).

A extensão total da ponte terá 680 metros, de uma barranca a outra do rio, 12 metros de largura com mais uma passarela lateral para pedestre de um metro de largura. O vão entre os dois pilares terá 380 metros, mais 150 metros de cada pilar até a margem. A altura dos pilares que sustentarão os cabos será de 95 metros. (Com assessoria)

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