Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com suspeita de meningite, menina que perdeu memória espera vaga desde terça-feira

Há quase uma semana, o estado de saúde de Ana Clara tem preocupado os pais e o desespero ficou ainda maior diante da falta de vagas em hospitais e da suspeita de meningite. Os desmaios, perda temporária de memória e no movimento das pernas, dores na nuca, no pescoço e na cabeça são motivo de […]
Arquivo -

Há quase uma semana, o estado de saúde de Ana Clara tem preocupado os pais e o desespero ficou ainda maior diante da falta de vagas em hospitais e da suspeita de . Os desmaios, perda temporária de memória e no movimento das pernas, dores na nuca, no pescoço e na cabeça são motivo de preocupação. A (Secretaria Municipal de Saúde Pública) de afirma que o caso é tratado como prioridade.

A mãe da menina, Michelle Guimarães, conta que tudo começou na última quinta-feira (7), quando a filha teve dores de cabeça, vômitos e dores no corpo, e foi levada ao UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário. Na sexta-feira (8), os sintomas se repetiram, acompanhados dos desmaios.

No fim de semana, após uso de medicamentos, a menina apresentou melhora, mas no fim da noite de segunda-feira (11) o pai levou um susto ao encontrar a filha desmaiada em casa. “Durante a madrugada, o pai dela levantou e ela estava desmaiada na cozinha. Enquanto a gente se arrumava para levá-la ao posto, ela já teve mais um desmaio, ela não sentia mais as pernas”, relata a mãe.

Segundo Michelle, a criança foi bem atendida pelos médicos da UPA, mas é preciso uma vaga em hospital para fazer os exames e confirmar se ela realmente tem a doença. Mesmo internada na unidade, um novo sintoma assustou os pais. “Ela começou a não recordar de algumas coisas, estava com o pescoço doendo, recuperou o movimento das pernas, mas não conseguia agachar. Agora ela está melhor, mas tem dores na nuca, estômago e pescoço”.

Para Michelle, a melhora da filha é um alívio para o coração, mas a preocupação ainda é grande, ainda mais diante da falta de vagas em hospitais. “Não precisa ser um hospital específico, pode ser qualquer um, mas só dá para fazer o exame nos hospitais”.

Em nota, a Sesau afirma que a paciente está em processo de regulação com prioridade 1, com urgência. “O médico solicitou a reavaliação do quadro clínico para fazer o encaminhamento para uma unidade hospitalar. Isso deve ocorrer ainda hoje”, explica a Secretaria.

A meningite

Na sexta-feira (8), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) identificou a primeira vítima da meningite, um homem de 34 anos, morador de – a 99 km da Capital. A meningite pode ser desencadeada por vírus, fungos, bactérias e outros agentes, já a transmissão pode acontecer de pessoa a pessoa, por gotículas de saliva e secreções da nasofaringe. Ainda de acordo com a SES, por se tratar de uma doença endêmica, os casos são esperados ao longo do ano.

Para se prevenir, a Secretaria de Estado da Saúde orienta que a população fique atenta aos sintomas: febre, dor de cabeça, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração, confusão mental ou convulsões. Constatando os sintomas, o paciente será avaliado e o caso de suspeita, investigado.

De acordo com o Ministério da Saúde, para o diagnóstico da meningite, o médico solicita a coleta de amostras de sangue e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório então testa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção. A identificação específica do agente é importante para o médico saber exatamente como deve tratar a infecção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro fica crivado com 14 tiros na região de fronteira

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

O crime ocorreu na região da Avenida Guaicurus

Brasil

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

O ministro também garantiu que os profissionais não podem ser punidos

Brasil

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

R$ 3,3 milhões para custear gastos do gabinete de parlamentares

Polícia

Quatro agressores são presos pela Delegacia da Mulher em menos de 12 horas

4 agressores foram presos pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas