Pular para o conteúdo
Cotidiano

Desfile da Independência levou 20 mil pessoas à rua 13 de Maio neste sábado

Crianças e adolescentes de escolas de Campo Grande e integrantes de instituições civis, além de policiais, bombeiros e militares das forças armadas foram às ruas e atraíram um grande público nesta manhã de sábado (7) para o Desfile Cívico de 7 de Setembro, quando é comemorado a independência do Brasil da metrópole Portugal. De acordo […]
Arquivo -
(Henrique Arakaki
(Henrique Arakaki

Crianças e adolescentes de escolas de e integrantes de instituições civis, além de policiais, bombeiros e militares das forças armadas foram às ruas e atraíram um grande público nesta manhã de sábado (7) para o de 7 de Setembro, quando é comemorado a independência do Brasil da metrópole Portugal.

De acordo com a PM (Polícia Militar), entre público e participantes do desfile, 20 mil pessoas foram à rua 13 de Maio, no Centro da Capital, prestigiar o ato que, neste ano, contou com a cooperação de entidades ligadas ao comércio e a sociedade civil, em planejamento conjunto da .

Inicialmente, as vendas foram consideradas pequenas pelos ambulantes presentes no evento, como foi o caso de Fabíola Silveira, de 26 anos, e que foi vender geladinho para obter uma renda extra, já que estava desempregada. Já Marcos Soares, de 33, ressaltou que a comemoração é importante pois estimula o consumo.

Desfile da Independência levou 20 mil pessoas à rua 13 de Maio neste sábado
Fabíola veio de Bauru (SP) para conferir o evento (Henrique Arakaki, Midiamax)

Enquanto isso, o público seguia animado com o desfile, que contou até com apresentação da tropa de choque do Exército, em simulação de intervenção. “Aqui tem o Exército, é diferente. Lá não tem isso, é muito básico”, comenta Joyce Corrêa de Freitas, de 37 anos, que é de Bauru (SP) e compara o desfile de lá com o de Campo Grande.

“Eu acho , é lindo, eu sou apaixonada”, comenta, acrescentando que vem pela 4ª vez para acompanhar o desfile em Campo Grande com os marido, sua mãe e seus filhos, de nove e cinco anos, e um terceiro de seis meses. Ela quer criar esse hábito nos filhos. Daqui, eles vão seguir para Miranda, onde moram familiares.

Outro que também não deixa de conferir o desfile de 7 de setembro é o militar da reserva Clotildo Alfonso, de 64 anos. “O desfile vai evoluindo conforme a cidade vai evoluindo também”, afirma. Na avaliação dele, “não interessa partido”, o mais importante é fortalecer o patriotismo.

Atendimentos e atritos entre direita e esquerda

Três pessoas passaram mal durante o evento segundo o Corpo de Bombeiros. Uma criança, com aproximadamente 10 anos, teve hipoglicemia e precisou ser atendida. Ela se alimentou, melhorou e foi liberada pelos médicos.

Desfile da Independência levou 20 mil pessoas à rua 13 de Maio neste sábado
Justiça brasileira foi ‘enterrada’ por manifestantes da direita (Henrique Arakaki, Midiamax)

Já uma mulher de 69 anos passou mal e teve queda de pressão arterial e foi atendida pelo Exército. Por fim, um homem que chegou a cair em meio ao público, foi transportado para atendimento médico em uma unidade de saúde.

O evento não registrou nenhuma agressão ou baderna, porém, houve atritos entre manifestantes de movimentos diferentes que foram para a rua protestar após o fim do desfile, como o Grito dos Excluídos.

Conforme apurado pela reportagem, no início do trajeto do desfile os manifestantes acharam que o evento tinha acabado com o fim do desfile das forças armadas e foram para a rua. Entretanto, ainda faltava o desfile da segurança pública estadual.

A situação gerou uma discussão entre os participantes do Grito dos Excluídos, com predominância de militantes de esquerda, com integrantes do Enterro da Justiça Brasileira, onde os participantes são de maioria do espectro político de direita. Já na chegada à Praça Ary Coelho, houve mais troca de provocações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

Bêbado, homem agride ex-mulher e acaba preso em Bataguassu

Guarda Civil Metropolitana desocupa área invadida na Avenida José Barbosa Rodrigues

Inteligência Artificial: programa oferece 15 mil bolsas gratuitas para profissionais da educação

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Vacinação Covid-19

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Últimas Notícias

Polícia

Idoso de 82 anos morre após assalto e agressão na Vila Nhanhá

Caso ocorreu no domingo (12) e suspeito foi preso na terça-feira (14). Caso pode ser investigada como latrocínio

Transparência

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

Ministro quer agilizar julgamento de denúncia contra os dois conselheiros da Corte

Mundo

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Embarcação afundou parcialmente em manobra de rotina

Trânsito

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Um dos veículos saiu da pista após a batida