Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em MS, cerca de 70 mil estudantes fazem a segunda prova do Enem no domingo

A segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizada neste domingo (10) e pelo menos 70 mil candidatos devem participar em Mato Grosso do Sul. A prova terá questões de matemática e ciências da natureza, as disciplinas que mais amedrontam os candidatos. Para os candidatos nervosos, especialistas alertam que agora não é […]
Arquivo -
Foto: Marcos Ermínio
Foto: Marcos Ermínio

A segunda prova do (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizada neste domingo (10) e pelo menos 70 mil candidatos devem participar em Mato Grosso do Sul. A prova terá questões de matemática e ciências da natureza, as disciplinas que mais amedrontam os candidatos. Para os candidatos nervosos, especialistas alertam que agora não é hora de se desesperar nem de pegar pesado nos estudos.

Antes de qualquer coisa, os estudantes devem ficar atentos ao horário e aos locais de prova, que geralmente são os motivos de atraso dos candidatos. Outra dica é prestar atenção no que pode e o que não pode na hora da prova. O Enem está mais rigoroso neste ano e um erro bobo pode terminar em desclassificação. Um exemplo é o celular: se ele emitir som durante a prova, mesmo no envelope lacrado, é eliminação na certa.

Para quem estiver em dúvida sobre o que levar, a caneta é o único material permitido. Ou seja, estudantes podem deixar lápis, borracha e apontador em casa. Outro detalhe importante é a cor da caneta. Esqueça o da caneta azul, o Enem só permite o uso da caneta preta.

Outra regra importante é sobre o lanche para a hora da prova. De acordo com as regras da prova, quem não permitir que o fiscal de prova vistorie o lanche levado à sala de prova também pode ser punido com eliminação.

A dica do Ministério da Educação para os alunos é que antes de entrar na sala, guardem os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova. Os candidatos ainda devem conferir com atenção os dados no cartão-resposta e na folha de redação, além dos dados na ficha de coleta do dado biométrico.

“Destaque, com muito cuidado, o cartão-resposta/folha de redação e a folha de rascunho do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados”, orienta MEC.

Vale estudar na véspera da prova?

A dois dias segunda prova, não há muito tempo para estudar o conteúdo. Em entrevista à Agência Brasil, o professor de matemática Leonardo Simões explica que os estudantes devem fazer o que os deixa mais tranquilos.

“Cada estudante tem um método. Alguns relaxam estudando e alguns saindo. Tem que identificar o que mais satisfaz para a realização do exame no domingo”, diz. Para quem se sente melhor preparado estudando, uma dica é fazer questões de provas antigas.

As regras do Enem são as mesmas do último domingo. Os portões abrem às 11h e fecham ao meio-dia em MS. Os candidatos têm cinco horas para a realização da prova. Quem faltou no primeiro dia até pode participar da segunda prova, mas o exame servirá apenas para a autoavaliação, ou seja, não pode ser utilizado para ingresso em uma universidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria