Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em nota, OAB-MS repudia e pede apuração sobre violência da Guarda contra mulheres

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) emitiu nota de repúdio pedindo apuração sobre a ação dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, que no sábado (15) usaram spray de pimenta em trabalhadoras que protestavam contra atraso nos ônibus no Terminal Morenão. Para a entidade, houve ‘utilização desproporcional de uso […]
Arquivo -
(Marcos Ermínio
(Marcos Ermínio

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de ) emitiu nota de repúdio pedindo apuração sobre a ação dos agentes da Guarda Civil Metropolitana, que no sábado (15) usaram spray de pimenta em trabalhadoras que protestavam contra atraso nos ônibus no Terminal Morenão.

Para a entidade, houve ‘utilização desproporcional de uso de gás lacrimogênio em movimento de mulheres trabalhadoras domésticas’.

Por meio da Diretoria, Comissão de Combate e Enfrentamento à e Familiar Contra a Mulher, a entidade registrou pesar pelo ocorrido justamente em data histórica de Proclamação da República, mostrando que o País ainda tem muitas mazelas a serem combatidas, ‘em especial por atos de violência contra as mulheres que ainda hoje vivenciam situação de desigualdade em todas as esferas da sociedade’.

A OAB-MS destacou ainda que o ato trata-se de violência contra a mulher e violação aos . Confira a íntegra da nota divulgada:

Nota de Repúdio à violência da Guarda Municipal de contra passageiros de ônibus

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio de sua Diretoria, Comissão de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (COMCEVID) e Comissão de Direitos Humanos (CDH), vem a público registrar o seu PESAR acerca das ações adotadas pela Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande nesta sexta-feira (15) no Terminal Morenão, na utilização desproporcional de uso de gás lacrimogênio em movimento de mulheres trabalhadoras domésticas.

A data de 15 de Novembro, Proclamação da República, apesar de histórica para nosso país ainda tem muitas mazelas a serem combatidas fortemente pelas Instituições Democráticas de Direito, em especial por atos de violência contra as mulheres que ainda hoje vivenciam situação de desigualdade em todas as esferas da sociedade.

Apesar das décadas de lutas por direitos básicos e igualdade de oportunidades, o ato trata-se de violência contra a mulher e violação aos Direitos Humanos que corrobora a constatação de um país que está em 5º lugar em violência contra a mulher e de uma sociedade machista e patriarcal, que influencia de maneira transversal no dia a dia das mulheres do século XXI.

A OAB/MS, através de sua Diretoria e Comissões, reitera sua profunda indignação com o ocorrido e pede apuração dos fatos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção feminina realiza primeiro treino para amistosos na Europa

Esfaqueado é salvo por policial militar e guardas municipais em Ponta Porã

Gatos mortos e em condições de maus-tratos são encontrados em residência

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

A rivalidade comercial e empresarial da “vizinha” Belém, no Pará

A despeito dos limites de divisas, praticamente apenas a Ilha de Marajó e 50 minutos de voo separam as duas capitais

Bastidores

[ BASTIDORES ] ‘Meet and Greet’ após acordo

Colega de partido apontou falta de consenso e cutucou sobre liderança

Sérgio Cruz - O dia na história

1941 – Baianinhos atacam destacamento policial de Camapuã: 5 mortes

Essa seria uma das primeiras ações da gangue, responsável pelo terror na zona rural até 1944

Polícia

Polícia cumpre mandados contra casal por divulgação de vídeo de estupro

Investigação teve início após denúncia feita pela vítima