Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governos querem Rota Bioceânica como corredor turístico entre Brasil e Chile

A implantação da Rota Bioceânica poderá proporcionar a criação de um corredor turístico entre o Brasil e o Chile. O corredor, que deve partir de Porto Murtinho, passando pelo Chaco paraguaio, norte da Argentina até o Chile, teve o recorte turístico abordado durante a Reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Rodoviário Bioceânico, realizada nos […]
Arquivo -
Deserto do Atacama
Deserto do Atacama

A implantação da poderá proporcionar a criação de um corredor turístico entre o Brasil e o Chile. O corredor, que deve partir de , passando pelo Chaco paraguaio, norte da Argentina até o Chile, teve o recorte turístico abordado durante a Reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Rodoviário Bioceânico, realizada nos dias 21 e 22, em .

Na reunião, coordenada pelo secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo do Brasil, Bob Santos, ficou decidido ente os quatro países participantes que será feito um mapeamento dos atrativos turísticos existentes ao longo do Corredor. Também será criada uma marca da Rota Bioceânica a ser utilizada na promoção turística de seus atrativos pelos quatro países.

Detalhes como a documentação dos veículos e motoristas, vacinas obrigatórias, a ausência de postos de combustíveis em alguns trechos, e a necessidade de melhorar a infraestrutura para acolher os turistas foram levantados na reunião. Cada um dos quatro países deve apresentar relatórios que respondam essas demandas, a serem apresentados na 9ª Reunião do GT, a ser realizada em Antofagasta (Chile), ainda neste ano.

A FundTur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) ficou responsável por elaborar a ficha de coleta de informações, além de alinhar estratégias de organização de expedições turísticas para promover a rota.

Entre as ideias já apresentadas estão a “Expedição Rota 67″ e o “1º Tour da Harley Davison”. Para tanto, a a Abav-MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens) ficou encarregada de fazer contato com as locadoras de automóveis para encontrar uma solução à dificuldade de alugar um veículo que possa transitar livremente por todos esses países.

Mais perto que Salvador

Com cerca de 2,4 mil quilômetros, a Rota Bioceânica deve contemplar paisagens do Chaco paraguaio, a região montanhosa de Salta – que fica no pé da Cordilheira dos Andes – e a travessia do deserto de Atacama, no Chile.

Para a rota entrar no circuito turístico, portanto, é preciso grande infraestrutura, como postos de combustíveis, hoteis e restaurantes. Também é importante que o fluxo de turistas seja facilitado – principalmente de carro. Assim, a solução também deve passar por facilidades na imigração.

Em relação à distância, sair de Campo Grande ao Chile pela Rota é mais perto que ir da Capital a Salvador, na Bahia, cujo deslocamento é calculado em 2,5 mil quilômetros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Câmara aprova projeto que tipifica o crime de domínio de cidades

Jovem é preso por matar namorado a paulada e enterrar corpo no quintal

Acidente com quatro veículos na BR-163 matou assessora do MPF

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Djailson de Souza toma posse como desembargador do TJMS

Últimas Notícias

Polícia

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

Autor pegou uma faca e deu um golpe no peito da vítima

Brasil

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Por 4 votos 1, o colegiado acolheu a proposta feita pelo relator do caso

Polícia

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Ataque aconteceu em meio a uma escalada de violência na região

Esportes

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Time mineiro vai precisar de uma vitória simples para garantir vaga na final