Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mães protestam na Câmara contra troca de professores especializados

Cerca de 30 mulheres protestam na Câmara Municipal de Campo Grande após a substituição dos profissionais APE (Apoio Pedagógico Especializado) nas escolas municipais. As mães relatam retrocesso no aprendizado dos filhos com necessidades especiais, como autismo. Os profissionais especializados foram substituídos pelos AEI (Assistentes Educacionais Inclusivos), que não têm a mesma ...
Arquivo -
Foto: Mayara Bueno
Foto: Mayara Bueno

Cerca de 30 mulheres protestam na Câmara Municipal de após a substituição dos profissionais APE (Apoio Pedagógico Especializado) nas escolas municipais. As mães relatam retrocesso no aprendizado dos filhos com necessidades especiais, como . Os profissionais especializados foram substituídos pelos AEI (Assistentes Educacionais Inclusivos), que não têm a mesma qualificação e são funcionários de nível médio.

As manifestantes entraram na Câmara na manhã desta terça-feira (10) e fizeram um círculo ao redor das cadeiras do plenário. Elas levantam cartazes com dizeres e um deles cobra uma promessa do prefeito (PSD), quando ainda estava em campanha eleitoral.

Uma das mães presentes, a acadêmica de pedagogia Jusley Abreu, de 31 anos, conta que o filho retrocedeu no aprendizado após a substituição dos profissionais APE. O menino tem 9 anos e foi diagnosticado com autismo severo.

“Ele tem tido crises de choro frequentes, se joga no chão. Até o primeiro semestre, quando ainda estava sendo atendido por um profissional especializado, ele estava aprendendo e evoluindo”, conta.

A mãe do menino afirma que ele teve o desenvolvimento afetado e que chegou a leva-lo no neurologista. “Ele passou um laudo falando para afastar meu filho da escola. Está em casa, não vai mais”, diz.

Substituição dos profissionais APE

Em setembro, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul foi à Justiça para impedir que a Prefeitura de Campo Grande substituísse os profissionais de apoio pedagógico por outros profissionais sem a mesma qualificação, chamados de assistentes educacionais inclusivos.

Em julho, o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos fez uma audiência com especialistas, representantes da educação municipal, professores e pais de alunos, com o objetivo de ouvi-los sobre a substituição dos profissionais. A situação gerou protestos. Na ocasião, pais relataram preocupação quanto à regressão de aprendizado e no comportamento dos filhos, após a decisão do município em trocar os profissionais nas escolas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians perde chances, mas vence o Galo com golaço e vê Z4 mais longe

mega-sena

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula em R$76 milhões; veja dezenas

Osasco domina o primeiro set e abre 1 a 0 na final da Supercopa de Vôlei em Campo Grande

Supercopa feminina começa com Osasco abrindo placar em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Morre Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit

Últimas Notícias

Esportes

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

No primeiro set, o Osasco levou a melhor ao marcar 25 pontos, contra 17 do Sesi

MidiaMAIS

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

"A energia do evento está muito boa, a galera está muito animada", avaliou a criadora de conteúdo

Esportes

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

A última rodada da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025aconteceu neste sábado (18) e a Associação Atlética Bataguassu venceu o Maracaju Atlético Clube por 3 a 1, em casa, garantindo, pela primeira vez, o acesso à Série A de 2026. Com a vitória, Bataguassu chegou aos 20 pontos, confirmando a liderança e encerrando um jejum … Continued

Esportes

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Ela gostaria que todos, se pudessem, pudessem assistir a uma partida de vôlei assim, de perto