Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul é primeiro em ranking de estados em registros de desastres naturais

Mato Grosso do Sul ficou em primeiro lugar no ranking de estados com maiores registros de desastres naturais em 2018. Os dados foram lançados no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal, para fundamentar políticas e ações públicas para a prevenção. As informações foram levantadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e […]
Arquivo -

Mato Grosso do Sul ficou em primeiro lugar no ranking de estados com maiores registros de desastres naturais em 2018. Os dados foram lançados no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal, para fundamentar políticas e ações públicas para a prevenção.

As informações foram levantadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e repassadas ao S2ID para abastecer os levantamentos da pesquisa.

“A utilização do sistema tem sido feita sistematicamente não somente para decretação de situações de emergência, mas como forma de criar um banco de dados que tem nos fornecido um panorama dos desastres naturais no Estado e que irá nortear na elaboração de políticas públicas de prevenção”, detalhou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli.

De acordo com ele, a profissionalização do registro das ocorrências nos municípios já têm auxiliado no trabalho preventivo da Defesa Civil no monitoramento das regiões onde costumam ocorrer inundações, com a orientação e desocupação de famílias ribeirinhas nas épocas de cheia e em diversas outras situações onde o Governo do Estado fornece suporte à população e às administrações municipais.

A atuação preventiva já alcançou a esfera estrutural, por exemplo, na substituição de pontes de madeira por todo o Estado, onde a cheia dos rios danificava as estruturas impedindo a passagem da população. Com o mapeamento completo, é possível projetar ações integradas.

“Temos informações compiladas que podem ajudar na elaboração de diversas políticas públicas que ajudem a minimizar os danos causados por situações climáticas adversas”, explicou Fábio Catarinelli.

Registro de ocorrências

No ano passado, MS foi o primeiro Estado do País no registro de desastres naturais com 364 ocorrências, conforme ranking elaborado com dados extraídos do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Entre os registros estão inundações, chuvas intensas, vendavais e alagamentos. Em 2017, o Estado havia registrado 232 casos, ficando atrás de Santa Catarina que teve 348 registros.

Segundo a Defesa Civil, o aumento não se deve a um número maior de desastres, mas devido ao registro de cada um deles, que nos últimos anos tem sido feito cada vez mais sistematicamente pelas defesas civis dos municípios.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Defensoria garante reativação do plano de saúde de adolescente com paralisia

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Governo Federal entrega de 33 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Costa Rica

Últimas Notícias

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued

Polícia

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Ele entrou e pediu para ela trocar uma nota de R$ 20

Brasil

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

Fundação Procon de São Paulo enviou notificações para as empresas Azul, Gol e Latam