Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mediação deve anteceder dissídios coletivos, define TRT-MS

Portaria publicada pelo TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região) no último dia 19 quer regulamentar o procedimento de mediação e de conciliação pré-processual em dissídios coletivos. De acordo com o TRT-MS, o objetivo é resolver os conflitos trabalhistas antes que eles cheguem à Justiça, evitando desgaste entre as entidades de classe e a […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação | TRT)
(Foto: Divulgação | TRT)

Portaria publicada pelo (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região) no último dia 19 quer regulamentar o procedimento de mediação e de conciliação pré-processual em dissídios coletivos.

De acordo com o TRT-MS, o objetivo é resolver os conflitos trabalhistas antes que eles cheguem à Justiça, evitando desgaste entre as entidades de classe e a paralisação de categorias que prestam importantes serviços públicos em Mato Grosso do Sul.

A Portaria TRT/GP Nº 25/2019 prevê que a mediação e conciliação pré-processual serão conduzidas e processadas pela Vice-Presidência do TRT/MS em casos de relações jurídicas passíveis de submissão a dissídio coletivo de natureza econômica, jurídica ou de greve. As audiências serão realizadas na sede do Tribunal.

“Desde o ano passado, o desembargador Nicanor de Araújo Lima, hoje Presidente do TRT, chegou a realizar mediações em conflitos de categorias antes do ajuizamento de dissídios coletivos. A regulamentação veio como forma de estimular a prática da conciliação pré-processual, o que colabora com a paz e o bem-estar social, pois o Poder Judiciário se apresenta como um mediador nas negociações que marcam rotineiramente o período anterior à data-base das categorias”, explica o Vice-Presidente do TRT-24, des. Amaury Rodrigues Pinto Junior.

O magistrado também esclarece que, nestes casos, o juiz não atuará na solução dos conflitos, mas auxiliará os interessados na negociação coletiva o que, se bem sucedida, evitará o surgimento do próprio conflito e o ajuizamento da ação.

A mediação e conciliação pré-processual poderão ser requeridas pelos sindicatos patronal e laboral ou ser instauradas de ofício em caso de greve em serviços ou atividades essenciais e outras em que haja risco manifesto de lesão a interesse público. O pedido poderá ser escrito ou verbal e encaminhado ao Setor de Cadastramento Processual.

Modelo nacional

A prática já vem sendo adotada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e outros Tribunais Regionais do Trabalho do país, alcançando bons resultados. Só em 2018, a Vice-Presidência do TST recebeu 19 pedidos de conciliação pré-processual, e 16 deles foram solucionados com acordos.

Nessa terça-feira (26), o vice-presidente da Corte, ministro Renato de Lacerda Paiva, lançou o Protocolo de Conciliação e Mediação da Vice-Presidência do TST, uma espécie de roteiro para a solução de conflitos entre patrões e empregados de grandes categorias.

A intenção, além de sistematizar a condução do procedimento, é servir de orientação para os 24 TRTs lidarem com os processos envolvendo as categorias coletivas nos estados.

(Assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lucas foroni rio brilhante

Prefeito de Rio Brilhante deve renunciar para concorrer em 2026

SORTEIO: Chegue cedo ao Guanandizão e concorra a uma camiseta autografada do Itambé Minas

Labubu, Monalisa, Fofão: veja as fantasias dos famosos no baile de Halloween da Sephora

Cerca operacional do aeródromo de Aquidauana deve ser concluída em 210 dias

Notícias mais lidas agora

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 sets a 0 contra Sesi Bauru no Guanandizão

Polícia fecha shopping em Campo Grande após invasão em joalheria

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Oficina de desenho e pintura ‘Práticas de Ateliê’ começa nesta semana em Campo Grande

Ao final da oficina de desenho e pintura, uma exposição coletiva reunirá os trabalhos criados

Polícia

Semirreboque se solta e atinge monumento do Portal em Corumbá

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (19) e, apesar do forte impacto, não há registros de feridos

Trânsito

Jovem que morreu após capotamento em São Gabriel do Oeste tinha 21 anos

Denner faleceu na manhã de sábado (18), quando ele e outros três jovens retornavam de uma fazenda

Trânsito

Motociclista morre após acidente em Ivinhema

Genildo da Veiga Machado chegou a ser levado com oxigenoterapia até o Hospital Municipal de Ivinhema