Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores do Nova Lima recebem o terceiro ecoponto de Campo Grande

O bairro Nova Lima recebe nesta quinta-feira (7) uma alternativa para o descarte de resíduos que os moradores muitas vezes não sabem para onde destinar: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis usados, galhos e entulhos. O ecoponto do Nova Lima é o terceiro a ser inaugurado e mais dois pontos devem ser implantados em Campo Grande. Ainda em […]
Arquivo -

O recebe nesta quinta-feira (7) uma alternativa para o descarte de resíduos que os moradores muitas vezes não sabem para onde destinar: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis usados, galhos e entulhos. O ecoponto do Nova Lima é o terceiro a ser inaugurado e mais dois pontos devem ser implantados em .

Moradores do Nova Lima recebem o terceiro ecoponto de Campo Grande
Berenice afirma que dois ecopontos ainda devem ser inaugurados. (Foto: Vinícius Costa)

Ainda em 2019, a Prefeitura Municipal de Campo Grande deve inaugurar ecopontos na região do Parque Residencial União e do Centro-Oeste entre os meses de junho e agosto. A diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Berenice Domingues, explica que a equipe da Agência já foi a comércios, moradias e escolas para conversar com a população e divulgar como funciona o ecoponto. “Esta comunidade foi a que melhor recebeu, de fato será muito útil para eles”, acrescenta.

A presidente da associação de moradores do Vida Nova, Glaucia Ribeiro, de 54 anos, afirma que os moradores do bairro terão educação para saber onde descartar o lixo. “Eles vão ter uma educação que não conheciam no passado. O ecoponto veio para somar na região norte”. Segundo ela, agora os moradores não precisam pagar por uma caçamba, já que é só levar o lixo ao ponto de recolhimento. A moradora ainda acredita que com menos lixo, haverá menos foco de dengue no bairro.

O presidente da Solurb, Elcio Terra, cita que os ecopontos estão disponíveis para receber também os resíduos recicláveis, mesmo que já sejam contemplados pelo serviço de coleta seletiva. Quanto ao descarte dos resíduos levados para o ecoponto, o presidente da empresa explica que RCC (Resíduo da Construção Civil) e RCD (Resíduo de Construção e Demolição) serão levados para tratamento em usinas. Já os resíduos volumosos e ‘inservíveis’ serão encaminhados para o aterro sanitário. Os eletrônicos serão encaminhados para uma associação de recicladores de eletroeletrônicos.

A professora Analice Talgatt, de 48 anos, ressalta que ações pontuais não resolvem e é preciso fazer um trabalho contínuo de educação. “[A pessoa] tem que fazer a parte dela e não jogar lixo na rua. O professor vai ensinar a criança e tem que mostrar na prática como se faz”. Para o secretário da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Marcelo Vilela, o ecoponto vai ajudar na redução dos resíduos líquidos, que surgem com o derramamento de óleo no descarte incorreto de eletrônicos. “Tem que trazer para cá [ecoponto], que vai ser a destinação correta”.

O ecoponto funciona na Rua Pacajus, n° 194, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela, no Bairro Nova Lima. Estará aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h, e receberá o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa/dia).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Engavetamento causa 3,5 km de congestionamento em Campo Grande

Governo divulga produtores aprovados no Proleite, programa para elevar produção de leite em MS

Lore Improta está grávida do segundo filho com Léo Santana: ‘Somos quatro’

restituição imposto de renda receita federal - Nathalia Alcântara,

Com 4,2 mil restituições em MS, consulta ao lote residual do IRPF abre na sexta-feira

Notícias mais lidas agora

‘Extorsão velada’: motoristas acusam Consórcio Guaicurus de forjar greves por mais verba

Concurso do TJMS abre 360 vagas e salários de até de R$ 10,6 mil

Idoso morre na Santa Casa dez dias após passar mal na Corrida do Pantanal

VÍDEO: incêndio de grandes proporções destrói loja de móveis em Corumbá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Kid Bengala lancha em padaria tradicional de Campo Grande e é tietado por fãs: ‘emoção’

Na ocasião, Kid Bengala fez piada com um dos fãs: 'o meu é grande, o dele é pequenininho'

Mundo

Petro pede para Estados Unidos cessarem ataques a embarcações no Caribe e Pacífico

Presidentes trocaram farpas nas redes sociais devido aos ataques em embarcações

Transparência

Assinado contrato de R$ 529 mil para revitalização da Praça Cidade Jardim, em Campo Grande

Não há prazo para o início das obras

Polícia

Suspeito preso em perseguição policial pode pegar 14 anos de prisão

Primeiro suspeito foi preso ontem (22) e as buscas seguem pela localização do segundo